Aplicação do PRF em implantologia – Relato de caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 090

Tiago Escobar

Manuela Pires
Catarina Tavares
Diogo Rosas
David Alfaiate

Descrição do Caso Clínico: Paciente do sexo feminino, 60 anos, saudável, recorreu à consulta de medicina dentária com intuito de restabelecer a função mastigatória e estética, relacionada com a falta de suporte labial. Recorrendo a tomografia computadorizada, planeou-se a colocação de seis implantes no maxilar superior atrófico e regeneração óssea guiada com recurso a fibrina rica em plaquetas. A fibrina rica em plaquetas foi obtida através do protocolo de Choukroun. Posteriormente foi utilizado um kit específico para preparar membranas padronizadas (fibrina rica em plaquetas avançado).

Discussão: Choukroun e seus colaboradores defenderam a utilização de membranas de fibrina rica em plaquetas para promover a cicatrização óssea e tecidular. Estas membranas são constituídas por uma matriz de fibrina, com plaquetas, citocinas, leucócitos e fatores de crescimento, com capacidade proliferativa, angiogénica e promotores de migração celular. As membranas de fibrina ricas em plaquetas podem ser usadas isoladamente ou com substitutos ósseos na regeneração de defeitos verticais ou horizontais, tais como técnicas de elevação do seio maxilar ou de preservação alveolar pós extracional, facilitando a cicatrização de tecidos moles e duros. Outra vantagem descrita na literatura é a sua capacidade de reduzir o edema e a dor pós-operatória, bem como a diminuição dos processos infeciosos.

Conclusão: A versatilidade da fibrina rica em plaquetas poderá desempenhar um papel importante na regeneração óssea. São necessários mais estudos nesta área.

Palavras-chave: Membrana de fibrina rica em plaquetas, regeneração óssea guiada, defeitos ósseos, fatores de crescimento, plasma, membranas