Prevalência dos vários tipos de reabilitações protéticas observadas no Norte de Portugal

Póster > Investigação > Prótese Fixa

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

O principal objetivo da reabilitação oral é a substituição dos dentes em falta, no entanto a reabilitação está também indicada para restaurar dentes com coroas severamente comprometidas. O ponto de partida para o tratamento de reabilitação é normalmente a perceção do paciente

Quando há necessidade da substituição dentária num arco parcialmente dentado ou totalmente edêntulo, existem determinados fatores que influenciam a escolha entre a reabilitação fixa ou removível. Isto inclui a situação intra e extra oral, limitações financeiras e a vontade do paciente.

Objetivo

Determinar a prevalência dos vários tipos de reabilitações protéticas observadas no Norte de Portugal.

Materiais e métodos

Foram analisadas 500 Radiográfias panorámicas e Processos Clínicos de pacientes com idade superior a 18 anos, que efectuaram uma consulta na clínica de Medicina Dentária do ISCS-N entre os anos de 2005 e 2008. A análise estatística dos dados foi feita utilizando a versão 19,0 do SPSS®.

Resultados

Em Portugal, tal como na maioria dos países Europeus, aproximadamente metade da população adulta tem algum tipo de reabilitação protética. A prevalência encontrada para os diferentes tipo de reabilitação protética foi a seguinte:

  • Prótese Total 9.0%
  • Prótese Parcial acrílica 50.8%
  • Prótese Esquelética 15.8%
  • Prótese fixa dento-suportada 17.1%
  • Prótese fixa implanto-suportada 3.5%
  • Prótese combinada fixa/removível 2.2%
  • Prótese combinada dento/implanto suportada 1.2%
  • Prótese Total Removível sobre Implantes 0.3%

A mortalidade dentária e os desdentados totais vão aumentando com a idade. Na ausência de poucos dentes, os pacientes optam pela reabilitação fixa; se o número de dentes ausentes for elevado, a probabilidade de reabilitação com próteses removíveis aumenta.

Conclusão

A reabilitação oral, fixa ou removível, continua a ser frequente, sendo mais incidente na população idosa. As próteses parciais removíveis continuam a ser as mais prevalentes.

Implicações clinicas

Conhecer os motivos que levam os pacientes a optar pelos diferentes tipos de reabilitação oral