O diagnóstico da patologia oral implica o conhecimento da multiplicidade de apresentações clínicas e das técnicas cirúrgicas para obtenção de amostra de tecido ou células para diagnóstico definitivo.
Neste hands-on, serão abordadas as diferentes técnicas cirúrgicas, (incisional, excisional, punção aspirativa com agulha fina, biópsia core e biópsia óssea), no que se refere às indicações de cada uma e à sua execução.
As técnicas serão exemplificadas e treinadas em modelo animal (mandíbula e língua de porco), demonstrando as particularidades de cada uma.
Será ainda explicado o preenchimento correto de uma requisição para os laboratórios de cito e/ou histopatologia, bem como o percurso da amostra.
Pretende-se que os formandos adquiram competências teóricas e práticas para a execução destes procedimentos.