Adela González Ramirez
Saúde oral como agente de transformação social: quebrar ciclos de pobreza com intervenção preventiva acessível
- CEO da Fundación Odontología Social Luis Séiquer.
- Gerente dos Centros Dentales de la Fundación (Sevilla, Huelva, Jerez de la Frontera, Madrid y Melilla).
- Coordenadora do projeto ‘Una Mujer, Una Sonrisa’.
- Coordenadora do programa de “Atención a Drogodependientes” – Ayuntamiento de Sevilla.
- Colaboradora do programa de “Atención a Colectivos Vulnerables” – Ayuntamiento
de Sevilla.
Nacionalidade: Espanha
Áreas científicas: Na Ordem do Dia (Saúde oral como agente de transformação social)
8 de novembro, de 14h30 às 16h00
Innovation Box
Resumo da conferência
A saúde oral é um instrumento fundamental na quebra de ciclos de pobreza, promovendo a autoestima, qualidade de vida e, acima de tudo, a inclusão social.
Atualmente, a saúde oral não é acessível a todos e, sendo maioritariamente praticada no setor privado, deixa uma elevada faixa da população suscetível a graves problemas de saúde oral, com impacto nas taxas de absentismo no trabalho e na escola, bem como no acesso ao mercado laboral.
Esta realidade agrava as desigualdades já existentes, colocando as populações socioeconomicamente mais fragilizadas em risco de pobreza extrema.
A prevenção, aliada à acessibilidade, é essencial para que a saúde oral possa, de facto, assumir um papel determinante no combate à pobreza e às desigualdades sociais.