Richeal Ni Riordain

Atualização sobre as doenças crónicas comuns da mucosa oral na minha prática clínica – ouvir os nossos pacientes

  • Professora/Consultora de Medicina Oral na Cork University Dental School, University College Cork, Irlanda.
  • Licenciada em Medicina Dentária pela University College Cork. 
  • Licenciada em Medicina pela University of London.
  • Prática clínica em medicina e medicina dentária.
  • Professora Especialista em Medicina Oral no Eastman Dental Hospital em Londres em 2016.
  • Mais de 80 artigos publicados em revistas especializadas com revisão por pares.
  • Múltiplos projetos de investigação em Masters e programas de Doutoramento
  • Supervisora de 30 projetos de investigação de alunos e financiamento para projetos de investigação de cerca de 11 milhões de dólares.
  • Membro do Board of the Dental Faculty of the Royal College of Surgeons na Irlanda.
  • Membro do Conselho Regional da Association of Dental Education na Europa.
  • Foi Presidente da Irish Divisions of the International Association for Dental Research.
  • Atualmente é membro da Steering Committee for the World Workshop em Medicina Oral.

Nacionalidade: Irlanda

Áreas científicas: Medicina oral

22 de novembro, de 14h00 às 19h00

Sala 1

Resumo da conferência

Atualização sobre as doenças crónicas comuns da mucosa oral na minha prática clínica – ouvir os nossos pacientes
(14h30-16h00)

As doenças da mucosa oral, sejam elas limitadas à cavidade oral ou uma manifestação de doença sistémica, são encontradas por todos os médicos dentistas ao longo da sua atividade profissional. A abordagem destas condições crónicas, frequentemente dolorosas e por vezes potencialmente malignas, pode ser um desafio e o impacto destas condições na vida quotidiana dos pacientes não deve ser subestimado. Esta apresentação centrar-se-á numa atualização sobre as doenças mais comuns da mucosa oral observadas na minha prática clínica. Destacarei o impacto dessas condições nos nossos pacientes, registando e medindo consistentemente o que é importante para os pacientes, e salientando os seus preconceitos baseados nas informações fornecidas pelo “Dr. Google”.

Atualização sobre dor facial crónica não odontogénica comummente encontrada na minha prática clínica – o que experienciam os nossos pacientes?
(17h30-18h00)

A dor facial não odontogénica pode representar um verdadeiro dilema diagnóstico e a abordagem deste grupo de condições dessa condição é frequentemente complexo. Nesta apresentação pretende-se fazer uma atualização sobre as condições de dor facial crónica não odontogénica mais comummente encontradas na minha prática clínica. O que nos podem ensinar os nossos pacientes sobre viver com estas condições, como podemos medir de forma consistente e precisa o que é importante para eles quando muitas vezes não há sinais clínicos de melhoria com o tratamento efetuado, e o que é que os nossos pacientes aprendem on-line à procura de soluções.

Atualização sobre as doenças das glândulas salivares comummente encontradas na minha prática clínica – boca seca, nódulos e inchaços, na perspetiva dos nossos pacientes
(18h00-18h30)

A saliva tem um papel fundamental na manutenção da função oral – proteção dos tecidos orais e em funções como a mastigação e fala. Esta apresentação centrar-se-á numa atualização sobre as condições comuns das glândulas salivares encontradas na minha prática clínica. Explorar como é para os pacientes viver com a boca seca e como podemos medir resultados que sejam significativos para eles de forma consistente.