Herman Bernitz

A abordagem forense correta da ciência incompreendida das marcas de mordida

  • Professor do Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial, University of Pretoria, África do Sul.
  • B.Ch.D (1978).
  • M.Sc. (Odont) cum laude em Patologia Oral (1996).
  • Dip. Odont. cum laude em Medicina Dentária Forense (1998).
  • Doutorado em 2004.
  • Presidente da International Organisation of Forensic Odonto-Stomatology (IOFOS) entre 2005 e 2011.
  • Participou em missões de identificação de vítimas de desastres em África.
  • Lecionou extensivamente nos cinco continentes no âmbito da Medicina Dentária Forense.
  • Publicou 74 artigos científicos.
  • Contribuiu com 5 capítulos de livros, incluindo os capítulos sobre análise de marcas de mordida para a Enciclopédia de Medicina Forense e Legal e o novo livro forense da IOFOS.

Nacionalidade: África do Sul

Áreas científicas: Medicina dentária forense

23 de novembro, de 14h00 às 19h00

Sala 1

Resumo da conferência

Esta palestra dará uma visão geral da história e do estado atual da ciência das marcas de mordida a nível global. Serão discutidos aspetos importantes, incluindo o projeto Innocence e a singularidade da dentição humana.

A possibilidade de um médico dentista generalista ser solicitado para recolher provas de marcas de mordida é cada vez maior. A introdução geral será seguida de uma discussão sobre os diferentes tipos de marcas de mordida e o protocolo prescrito para a recolha de provas de marcas de mordida.

Cada etapa do protocolo de recolha será abordada, com referência às dificuldades que podem ser encontradas por principiantes inexperientes. Serão igualmente abordadas as novas técnicas de digitalização 3D utilizadas na recolha de provas. A utilização de técnicas microscópicas será incluída.

A palestra abrangerá todos os aspetos da análise de marcas de mordida, com os níveis de conclusão que podem ser aplicados a marcas de mordida na pele e a marcas de mordida encontradas em objetos inanimados.  Os méritos da associação de padrões serão destacados e os problemas associados à análise métrica serão discutidos.

Serão explicados todos os aspetos de deformação, contração e distorção relevantes para a análise de marcas de mordida. Será também realçada a importância de conhecer a prevalência de características dentárias específicas nas populações relevantes. Serão também explicadas as realidades do enviesamento cognitivo.

A palestra terminará com uma visão geral da redação de relatórios jurídicos.