António Mano Azul
Medicina/patologia oral mais comum na criança e especificidade da abordagem clínica
- Médico, especialista em Estomatologia.
- Professor Associado e Regente das Disciplinas de Cirurgia Oral, Cirurgia e Medicina Oral e Cirurgia Maxilofacial na Egas Moniz School of Health and Science.
- Esteve sempre ligado à docência em Portugal desde a Faculdade de Medicina UL (Microbiologia) ao ISCSS – Egas Moniz (Terapêutica Especial e Coordenador do Curso), passando pela FMDUL (Cirurgia Oral) e pelo ISAVE (Patologia e Oncologia Orais).
- Professor Visitante na Dinamarca, Suécia, EUA, Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Turquia ou como Professor Associado da European Faculty of Oral Health Sciences (Dinamarca) e do Mestrado Europeu de Medicina e Cirurgia Oral em Toulouse (França).
- Foi Coordenador do Plano Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) da DGS e “Chief Dental Officer” de Portugal.
Nacionalidade: Portugal
Áreas científicas: Odontopediatria
22 de novembro, de 11h00 às 12h15
Auditório C
Resumo da conferência
Não sendo extraordinariamente frequentes, as lesões orais, sobretudo mucosas, não são incomuns nos doentes pediátricos e felizmente a grande maioria são benignas e por vezes até transitórias (muitas de origem traumática ou infeciosa).
O objetivo último desta palestra é apresentar as lesões orais mais prevalentes em odontopediatria e no dia a dia, discutindo como a importante história da doença juntamente com a apresentação clínica nos pode levar frequentemente ao diagnóstico da lesão, de forma a criar um guia de fácil referência para os médicos dentistas na sua prática diária.
Para tal, serão apresentadas as fotos clínicas, as hipóteses de diagnóstico diferencial e as opções de tratamento de cada situação. Serão também discutidas as manifestações orais de doenças sistémicas pediátricas, o que pedir de exames auxiliares de diagnóstico, incluindo o exame histológico de biopsias, e a forma como comunicar com o pediatra da criança pois isso pode ser crucial na abordagem correta ao doente.