Tratamento do mucocelo do lábio inferior - caso clínico

Póster de Casos clínicos em Patologia oral autoria de Beatriz Martins, Raquel Duarte, Orlando Martins, Francisco Marques, e

Autores
Beatriz Martins Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Raquel Duarte Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Orlando Martins Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Francisco Marques Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Candidato a prémio

INTRODUÇÃO: Os mucocelos caracterizam-se como tumores benignos das glândulas salivares minor da mucosa oral. São frequentes na cavidade oral com elevada incidência no lábio inferior. São geralmente lesões únicas, assintomáticas e de consistência mole. Surgem por 2 mecanismos distintos: extravasamento e retenção. A etiologia mais frequente, principalmente em jovens, é o extravasamento de fluído dos canais excretores da glândula para o espaço extra-glandular, desencadeado por um trauma. Os mucocelos podem ainda surgir por retenção, que consiste na estenose dos canais excretores ou presença de sialólito(s), que provocam obstrução do ducto e expulsão deficiente da saliva, que se acumula, provocando dilatação do canal excretor da glândula afetada.

DESCRIÇÃO DO CASO CLÍNICO: Uma doente do género feminino, com 20 anos de idade, apresentou-se à consulta de medicina oral no dia 13/12/2023. O motivo que a levou à consulta foi a presença no lábio inferior de um “alto que estava sempre a morder” bem como “medo que fosse algo grave”. Este apresentava 4 meses de evolução. Esta situação clínica deixava-a numa situação de elevada ansiedade. Foi-lhe realizada a anamnese. A paciente revelou valores reduzidos de hemoglobina nas últimas análises realizadas, não referindo qualquer outra alteração ou doença sistémica. Nega alergias e terapêuticas medicamentosas. Nenhum tratamento anterior tinha sido realizado. O exame clínico oral revelou uma lesão única, nodular, séssil, com 1 cm de diâmetro e indolor. Possui um aspeto translúcido, mole e depressível com uma superfície íntegra e lisa, possuindo ainda contornos nítidos e regulares. No dia 15/12/2023 realizou-se a intervenção terapêutica operativa, efetuando-se uma biópsia excisional com excisão das glândulas salivares minor como procedimento preventivo de recidivas. A abordagem diagnóstica eleita foi o exame anatomopatológico, com confirmação do diagnóstico de mucocelo do lábio inferior em relação com o 33. No que concerne à consulta de controlo, esta foi realizada sensivelmente 3 meses depois, no dia 08/03/2024, onde se verificou sinais de melhoria significativos. A doente revelou ainda dor pós-excisão que foi aliviada com paracetamol.

CONCLUSÕES: O exame clínico oral é uma etapa imperativa para realização de um bom diagnóstico e consequente plano de tratamento. Deste modo é necessário realizar uma anamnese geral e oral detalhadas e saber identificar fatores de risco. É fundamental um diagnóstico precoce e correto deste tipo de lesões, por exclusão de diagnósticos diferenciais, através de uma completa anamnese, exame clínico e análise anátomo-patológica complementar, tal como evidenciado no caso acima descrito. Para além disso, a educação do paciente sobre medidas preventivas e uma boa higiene oral desempenham um papel fundamental na prevenção da recorrência do mucocelo oral. Um acompanhamento regular por um profissional de saúde oral é essencial para monitorizar qualquer mudança na lesão e garantir uma abordagem adequada, promovendo assim a saúde oral a longo prazo.

 

Póster, nº 17, 12h40, Hall dos Posters.

Congresso da OMD 2024
Visão Geral da Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.