Estes são os lemas do 30º Congresso da OMD. Sabia que esta edição é a primeira a adotar o Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis, recentemente aprovado pela direção da Ordem dos Médicos Dentistas?

 

Este manual parte da premissa de que um evento, independentemente da sua dimensão, é considerado um gerador de impacto ambiental, pelo que representa uma oportunidade para agir e transmitir valores sustentáveis dentro e fora da instituição. E é precisamente aí que entra o encontro anual de medicina dentária. A escolha de Braga, em particular o Altice Fórum Braga, não foi mero acaso!

A “nova casa” do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas está vocacionada para a realização de feiras e congressos e apresenta-se como um espaço adaptado às exigências do futuro. Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas, oferecendo todas as condições de conforto e segurança.

Cumpre, portanto, os requisitos de infraestrutura sustentável e as metas de mobilidade (está a 30 minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto, e dispõe de uma boa rede de transportes públicos). Além disso, permite descentralizar as necessidades logísticas e privilegiar os fornecedores e economias locais.

Também a Expodentária Portugal inicia esta caminhada verde. O Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis prevê a implementação de várias ações e gestos que vão fazer a diferença na feira de equipamentos e materiais de medicina dentária, reduzindo em larga escala o desperdício e a produção de resíduos.

Este é um desafio assumido pelas Comissões Organizadora e Científica e respetivas equipas. Juntos, vamos criar uma cadeia de valor assente em práticas ambientais mais responsáveis e que disseminem o tema da sustentabilidade junto da classe.

Quer saber como contribuir? Veja aqui.