A cada ano, o congresso renova-se. Novos desafios e um infindável conjunto de novos projetos conduzem à preparação de uma imagem gráfica que transmita esse fervilhar de ideias. Que transforme cada edição num momento único, irrepetível, que perdure na memória.

Como certamente já repararam, o mistério do logótipo é desvendado um ano antes de cada encontro anual de medicina dentária. Fecha-se um ciclo, abre-se outro!

Em 2020, nesse ano tão único e imprevisível, foi através do logótipo que apresentámos a edição de 2021. Talvez a mais esperada. Não só porque são 30 anos, mas também porque está carregada de simbolismo, de esperança num tempo em que os gestos calculados ou o distanciamento físico possam dar lugar à proximidade e aos afetos. A um tempo em que voltaremos a estar juntos.

O conceito que está por detrás da conceção do logótipo do 30º Congresso da OMD vai muito além de uma composição estética de círculos e losangos.

Os círculos pretendem simbolizar os congressistas, enquanto os losangos são como mesas ou pontos de encontro em torno dos quais os congressistas se juntam para partilhar conhecimentos científicos, experiências profissionais ou, simplesmente, socializar. O seu conjunto ilustra assim um círculo de partilha e convivência entre os médicos dentistas. Obviamente que esta leitura é subjetiva e pode ser interpretada de acordo com as vivências de cada um de nós. Mas, este foi o conceito que esteve na base do processo criativo inicial.

A opção de multiplicar os elementos gráficos do logótipo como padrão de fundo veio no seguimento do desejo manifestado pela Comissão Organizadora de que, neste congresso, fosse possível os congressistas voltarem a estar juntos. É justamente o que se pretende ilustrar com este padrão. Ao justapormos os elementos gráficos do logótipo damos a sugestão de que poderemos voltar a estar juntos, fisicamente, neste congresso.

E vocês?  O que imaginam quando olham para a imagem do 30º Congresso?