Assumidamente, ou não, todos temos um lado “voyeur”. Quem resiste a espreitar um making-of de um filme, uma série, um programa de televisão ou até de um telejornal? Assistir ao que se passa por detrás das câmaras é entrar num mundo novo, com tanto para explorar! Por isso, neste congresso, no ano em que esperamos retomar os encontros e os abraços, em que celebramos 30 anos de vida, entendemos que é altura de desvendar um pouco sobre o que acontece nos bastidores de um evento que todos os anos preenche a nossa agenda, em novembro.

Não vamos mostrar tudo! Queremos que o imaginário continue ativo e criativo. Mas queremos envolver todos os médicos dentistas nesta dinâmica e aventura que é erguer de raiz um congresso, que todos os anos bate recordes de participações. Até porque somos nós, médicos dentistas, que colocamos “a máquina em funcionamento”.

Luzes, câmara, ação!

Para 2021, o pontapé de saída foi lançado a 3 de maio, com a abertura das inscrições. O que poucos sabem é que até chegarmos à apresentação do vídeo promocional, houve muito trabalho, muitas reuniões e muitas horas dedicadas à concretização destes quatro minutos.

Na tarde de 28 de abril, rumámos a Braga para as filmagens. O guião estava preparado desde a semana anterior, o reconhecimento do local e potenciais cenários estava feito, a ordem de filmagens estava definida, todo o equipamento estava pronto (e não é pouco!). A intervenção do presidente da Comissão Organizadora, Paulo Miller, começava no exterior, na entrada do Altice Forum Braga, e dali surgia o convite ao espectador para entrar e descobrir o novo espaço.

Muda tudo!

A chuva não estava nos planos. Mas era o cenário que nos esperava. Solução? Alterar o alinhamento e gravar tudo no interior. O senão? Preparativos para o primeiro evento em massa a decorrer e, portanto, alguns espaços limitados. Ninguém diria, quando vemos o vídeo, certo? É esta a magia!

Uma magia que resulta de uma tarde de gravações, que se estendeu até perto das 20h00, e de horas, muitas horas, de pós-produção. No final, ainda tivemos direito a um brinde: a chuva deu tréguas e um solarengo final de tarde permitiu gravar no exterior.  E, assim, fechámos em beleza o primeiro capítulo deste pré-congresso!