Reabilitação funcional e estética de casos limite de terapêutica endodôntica

Póster de revisão em endodontia, por Inês Couceiro, Diana Dias, Maria João Tomé, Valter Fernandes e Lígia Rocha

Autores
Inês Couceiro Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Diana Dias Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Maria João Tomé Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Valter Fernandes Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Lígia Rocha Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Hall dos Posters, 9 Nov., 17h30 às 19h00, poster nº 078 Não candidato a prémio

Introdução: O agregado de trióxido mineral (MTA) é um material dentário usado de forma massiva em Endodontia. Possui uma função regeneradora, reparando perfurações e servindo de barreira apical em dentes com polpa necrosada ou com ápices abertos. Apresenta como desvantagem a descoloração da coroa dentária aquando do seu uso em ápices imaturos a longo prazo, mecanismo que parece ser atribuído ao óxido de bismuto.
Objetivo: Exposição de um caso clínico com follow-up de dois anos; Revisão bibliográfica sobre a relação entre as mudanças de cor em dentes endodonciados e os cementos à base de silicato de cálcio e opções de reabilitação.
Material e métodos: Pesquisa em bases de dados como Pubmed, Medline e Lillacs limitando a pesquisa aos últimos cinco anos, a ensaios clínicos e revisões sistemáticas. Foram selecionados 21 artigos usando como palavras chave “MTA and teeth discoloration” e “teeth discoloration endodontics and treatment”.
Keywords: MTA, silicate cements, teeth discoloration, endodontics, rehabilitation, esthetics.
Conclusão: Alguns cimentos de silicato de cálcio apresentam-se capazes de alterar a cor do esmalte. O MTA cinzento (ProRoot®), o branco (Angelus®) e a biodentina induzem coloração tardia nos dentes.
A reabilitação estética destas alterações cromáticas pode revelar-se um autêntico desafio e deve ser tida em conta antes de tratamentos com MTA, sendo que o branqueamento interno se revelou um tratamento previsível e seguro na sua correção.
Caso exista compromisso coronário, devem-se priviligiar técnicas restauradoras adesivas conservadoras.

Congresso da OMD 2018
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.