Diferentes materiais para reparação de perfurações radiculares iatrogénicas - relato de dois casos
Póster de casos clínicos em endodontia, por Mariana Domingos Pires, Tiago Rodrigues, Joana Cordeiro, João Meirinhos e António Ginjeira
Perfurações radiculares iatrogénicas durante o tratamento endodôntico afectam negativamente o prognóstico e podem resultar na perda dentária.
A literatura aponta o MTA como o material mais adequado para a reparação de perfurações infra-ósseas dada a sua biocompatibilidade e capacidade de selamento. Em alternativa, ionómeros resinosos como o Geristore têm vindo a ser apresentados com opção de tratamento de defeitos infragengivais, incluindo perfurações.
Nesta apresentação relatamos a utilização de diferentes materiais no selamento de duas perfurações radiculares, previamente ao tratamento endodôntico. Ambos foram efetuados sob ampliação e isolamento absoluto.
Caso 1. Paciente género feminino, 31 anos, queixas de desconforto no terceiro quadrante. Dente 36 com tratamento endodôntico prévio e periodontite apical sintomática. Profundidades de sondagem normais excepto em lingual, onde se media bolsa de 9mm. Após acesso à câmara, foi detetada perfuração no pavimento, reparada com MTA (ProRoot™, Dentsply Maillefer, Ballaigues, Switzerland), e selada com Ionoseal (Voco, Cuxhaven, Germany). Paciente assintomática na consulta de controlo aos 3 meses.
Caso 2. Paciente género feminino, 46 anos, sem queixas. Dente 21 com tratamento previamente iniciado, perfuração da face vestibular e periodontite apical assintomática. Perfuração supra-crestal isolada após acesso cirúrgico (retalho de espessura total), e reparada com Geristore (Den-Mat, Califórnia, EUA).
Perfurações próximas à crista óssea e inserção epitelial, bem como perfurações de furca em dentes multiradiculares, são críticas. Dependendo do tempo decorrido até ao seu selamanto, e do seu tamanho e localização, podem ser recomendados diferentes materiais. Desde que respeitados os princípios biológicos, o outcome do tratamento de perfurações iatrogénicas é favorável.