Excisão de fibromas com Er: YAG laser, Nd: YAG laser, diodo laser - relato de três casos clínicos
Póster de casos clínicos em cirurgia oral, por João Espírito Santo*, Mariana Seabra, Tiago Resende, Pedro Costa Ferreira e Luis Monteiro
Descrição do caso clínico
São apresentados três casos clínicos de éxerese de fibromas reativos localizados na mucosa jugal de três pacientes do sexo masculino, um realizado com laser de Er:YAG, outro com Nd:YAG e o terceiro com Diodo. O tratamento foi efetivo em todos os casos e não apresentaram qualquer recidiva nas consultas de seguimento. São discutidas as vantagens e limitações destas opções para o tratamento destas lesões.
Palavras-chave : laser, Er –YAG laser, Nd-YAG Laser, laser diodo, Fibroma, cirurgia oral
Discussão
Este trabalho serve para demonstrar a utilidade destes tipos de lasers na remoção de fibromas de três casos clínicos semelhantes. Verificou-se que não houve desconforto durante os procedimentos, foi necessário a administração de anestesia local em todos os atos clínicos, não foi necessário sutura, não houve necessidade de prescrição de antibióticos, o sangramento foi mínimo , sem edema e com uma excelente cicatrização em todos os casos.
Conclusões
Os diferentes tipos de laser Er:YAG, Nd:YAG, Diodo podem ser usados na excisão de fibromas com alternativa ao método convencional, apresentando todos eles excelentes resultados.