Antioxidantes na resistência adesiva de restaurações em dentes branqueados: revisão da literatura

Póster de revisão em materiais dentários, por Sofia Lobo, Inês Caetano Santos, António HS Delgado e José João Mendes

Autores
Sofia Lobo Instituto Universitário Egas Moniz
Inês Caetano Santos Instituto Universitário Egas Moniz
António HS Delgado Instituto Universitário Egas Moniz
José João Mendes Instituto Universitário Egas Moniz
Sala e-Posters, 08/11/2018, 18h00, poster nº 028 Candidato a prémio

INTRODUÇÃO
Os agentes branqueadores podem afetar negativamente a resistência adesiva da resina composta na superfície dentária, quando os procedimentos adesivos são realizados imediatamente após o branqueamento dentário.

OBJETIVO
Rever e analisar estudos in vitro que avaliem o efeito de agentes antioxidantes na resistência adesiva de dentes restaurados após branqueamento dentário.
Esta revisão deverá responder à questão: “Os antioxidantes têm efeito na resistência adesiva de restaurações após o branqueamento dentário?”

MÉTODOS
A estratégia de pesquisa foi realizada na base de dados eletrónica PubMed/MEDLINE, utilizando os termos de pesquisa: “antioxidant agent”, “bond strength”, “dental bleaching” e “composite restoration”.
Os critérios de inclusão incluiram estudos in vitro, publicados entre 2011 e 2017. Os critérios de exclusão consistiram em revisões sistemáticas ou narrativas e estudos de caso. O processo de seleção seguiu o método PRISMA, tendo sido efetuado por dois revisores independentes.

RESULTADOS
Após pesquisa preliminar foram encontrados 57 estudos. Destes, apenas 6 cumpriram os critérios de inclusão. A maioria focou-se na variação da concentração e do tempo.

CONCLUSÃO
A utilização de agentes antioxidantes após o branqueamento dentário neutraliza os efeitos adversos do branqueamento e aumenta a resistência adesiva, tornando os seus valores próximos dos valores usuais. Contudo, este efeito está dependente do tipo de agente antioxidante, concentração e duração da aplicação.

IMPLICAÇÕES CLÍNICAS
A aplicação de antioxidantes pode ser um vantagem para o clínico e para o paciente uma vez que diminui o tempo de espera entre o branqueamento e o procedimento restaurador, diminuindo o tempo necessário para completar o tratamento.