Distracção osteogénica - caso clínico

Póster de casos clínicos em ortodontia, por Margarida Bastos Lopes, Inês Francisco, Ana Roseiro, António Bettencourt Lucas, Sandra Ferreira e Francisco Fernandes do Vale

Autores
Author photo
Margarida Bastos Lopes Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Inês Francisco Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Ana Roseiro Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
António Bettencourt Lucas Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Sandra Ferreira, Francisco Fernandes do Vale Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Sala e-Posters, 08/11/2018, 15h40, poster nº 023 Candidato a prémio

Introdução
A distracção osteogénica é uma técnica cirúrgica que consiste na separação de uma superfície óssea, em duas partes vascularizadas, que vão sendo separadas gradualmente e de forma controlada com o recurso a um dispositivo denominado distractor. Esta técnica é uma alternativa quando o defeito ósseo é muito grande, tornando difícil e imprevisível o uso de um enxerto ósseo convencional. O objetivo deste poster é descrever um caso em que uma paciente com fenda lábio-palatina foi submetida a esta abordagem terapêutica.

Descrição do caso clínico
Paciente do sexo feminino de 21 anos, foi observada no Instituto de Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A paciente apresentava uma fenda lábio-palatina bilateral. O plano de tratamento consistiu na colocação de aparelhos fixos com prescrição Roth 0,018 e distrator intra-oral osteo-ancorado.

Discussão
Através desta terapia foi possível alcançar um bom resultado clínico, aumentando o volume de tecido ósseo e tegumentar assim como a redução da fenda. Esta técnica, constitui um método eficiente em situações em que o defeito ósseo e tecidual é muito extenso e onde a previsibilidade de um enxerto ósseo convencional é menor. A distração osteogênica possibilita a formação progressiva de osso e a criação de um volume tecidual adequado, levando a um melhor resultado estético.

Conclusão
A distracção osteogénica é uma técnica eficiente para a redução de fendas palatinas extensas, ajudando a encerrar a fenda e permite a conclusão do tratamento ortodôntico.

Palavras-chave: fenda palatina, distracção osteogénica, cirurgia ortognática.