Reabilitação mandibular com a técnica Trefoil - caso clínico
Póster de casos clínicos em implantologia, por José Camelo Ferreira, Lucio Faria, Alexander Salvoni e Eugénio Miguel Pereira
Descrição do Caso:
Uma mulher de 50 anos com elevada mobilidade dentária mandibular, falta de estética e dificuldades na mastigação. Depois da avaliação intra-oral e dos exames complementares de diagnostico, realizou-se uma cirurgia Trefoil com a colocação de 3 implantes mandibulares entre fôramens mentonianos, utilizando guias cirurgias, e carga imediata com a utilização de uma barra adaptativa pré-fabricada, em titânio, incorporada numa prótese definitiva colocada em boca no mesmo dia da cirurgia.
Discussão:
A reabilitação total imediata da mandíbula utilizando 3 implantes, utilizando uma barra de titânio adaptativa pré-fabricada, é uma técnica com cerca de 16 anos de existência fundamentada por inúmeros artigos e estudos que comprovam a sua elevada taxa de sucesso bio mecânico. O factor chave é a existência de uma barra pré-fabricada adaptativa em titânio que permite uma reabilitação definitiva imediata passiva com grande previsibilidade reduzindo a possibilidade de contaminação implantar. Outros factores importantes são a redução de tempo de cadeira para o binómio paciente/médico e o menor número de implantes utilizados em relação ás técnicas convencionais, o que leva a uma diminuição de preço final e torna a implantologia fixa ainda mais abrangente.
Conclusão:
A utilização de apenas 3 implantes e uma barra pré-fabricada adaptativa para a reabilitação total mandibular é uma técnica já fundamentada por inúmeros estudos e artigos desde 2002. Esta técnica cirúrgica é eficaz e fácil de executar com sucesso . O grau de aceitação do paciente é elevado porque a técnica permite que a cirurgia e a prótese definitiva num só dia.