Relação entre cárie dentária e IMC em crianças da ONG-PSE no Cambodja

Comunicação de investigação em odontopediatria, por Justine Manach, José Frias-Bulhosa e Maria-Raquel G. Silva

Autores
Justine Manach Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
José Frias-Bulhosa Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Maria-Raquel G. Silva Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sala 1, 08/11/2018 (11h50), comunicação nº5 Candidato a prémio

Introdução e Objetivos: A carie dentaria partilha factores de risco com a dieta. O objetivo foi investigar a possível correlação entre a cárie e IMC em crianças da ONG “Pour un Sourire d’Enfant” no Cambodja.

Material e Métodos: Realizou-se um estudo transversal em 344 estudantes da PSE com 6-18 anos. O IMC-por-idade foi calculado com o Software AnthroPlus v.1.0.4 da OMS. Análise estatística foi com SPSS v.24 com recurso a testes ², Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para comparações univariadas e testes de correlação (Spearman, tau de Kendall e Pearson) para associações multivariadas.

Resultados: O CPOD médio foi 5,83±3,84 e 95% dos participantes tinham experiência de cárie, especialmente em idades baixas (6-11 anos). A maioria (67%) apresentava IMC-por-idade normal, 25% abaixo do peso e 8% acima do peso. Houve uma correlação inversa e significativa entre a cárie dentária e IMC-por-idade, r(290) = -0,126, p=0,032 (coeficiente de Pearson).

Discussão: Muitos pesquisadores já investigaram essa possível associação, com resultados inconsistentes maioritariamente em populações de países desenvolvidos, mas não de países em desenvolvimento. Causas possíveis surgiram no Cambodja devido a dupla carga de malnutrição em idades baixas e à recente tendência do crescente consumo de dietas ricas em açúcar.

Implicações clínicas: Necessidade de monitorização de dieta e cárie nos países em desenvolvimento.

Conclusão: Houve uma associação inversa, estatisticamente significativa mostrando que o aumento de IMC-por-idade corresponde a declínio no número de cáries dentárias. O peso reduzido estará relacionado com mais cáries dentarias. Futuros estudos longitudinais ajudarão a esclarecer a causalidade, neste tipo de população.