Reversão da pigmentação de lesões de mancha branca tratadas com ICON
Póster de investigação em dentisteria estética, por Inês Borges Pina Tavares Santos, Gustavo Brandão Coelho, Nuno Rosa, Teresa Oliveira e Carlos Almeida
Introdução: A Infiltração de Resina permite o preenchimento e estabilização do esmalte desmineralizado. A pigmentação compromete a estética, podendo ser revertida com um Retratamento ou Branqueamento. Não existe evidência que compare tratamentos.
Objetivos: Avaliar o método mais eficaz de reversão de LMB pigmentadas previamente tratadas com ICON: Retratamento com ICON ou Branqueamento.
Materiais e Métodos: Numa amostra de dentes bovinos (n=75), foram criadas artificialmente LMB. Aplicou-se Infiltração de Resina (ICON®, DMG, Hamburgo, Alemanha) e posteriormente os dentes foram submetidos a uma solução de pigmentação. Dividiu-se a amostra em três grupos de tratamento (n=25): Infiltração de Resina; Branqueamento (Perfect Bleach® 10%, VOCO, Alemanha) e Controlo. Os espécimes foram sujeitos a pigmentação e a cor avaliada em quatro momentos, utilizando um espectrofotómetro.
Resultados: O grupo Infiltração de Resina apresentou o menor ΔE (variação total da cor) entre o início e o tratamento imediato, sendo esta diferença significativa (p=0.003 e p=0.0015). Verificam-se diferenças significativas entre grupos no ΔE no período decorrido desde o tratamento imediato até aos 15 dias de pigmentação (p=0.180).
Discussão: Os resultados demonstram que ambos os tratamentos permitem reverter as alterações de cor e pigmentação. O Branqueamento possui melhores iniciais, contudo a longo prazo a pigmentação aumenta mais rapidamente face ao Retratamento.
Conclusões: A reversão da pigmentação com Branqueamento ou Retratamento com ICON estão comprovadas no melhoramento colorimétrico destas lesões.
Implicações Clínicas: Através de uma nova Infiltração de Resina ou Branqueamento é possível melhorar a estética de LMB pigmentadas.
Palavras-chave: Lesão de Mancha Branca; Infiltração de Resina; ICON; Branqueamento Dentário