Fluorescência de cerâmicas dentárias e resinas fluídas

Póster de investigação em reabilitação oral, por Joana Cunha Pereira, Luís Gita Poeiras, José Alexandre Reis, Francisco Martins e Paulo Durão Maurício

Autores
Joana Cunha Pereira Instituto Universitário Egas Moniz
Luís Gita Poeiras Instituto Universitário Egas Moniz
José Alexandre Reis Instituto Universitário Egas Moniz
Francisco Martins Instituto Universitário Egas Moniz
Paulo Durão Maurício Instituto Universitário Egas Moniz
Sala e-Posters, 08/11/2018, 12h20, poster nº 012 Candidato a prémio

Introdução: O resultado final de uma reabilitação com facetas é determinado pela cor e espessura da cerâmica, pelo cimento e pela cor do substrato dentário. A fluorescência consiste na emissão espontânea de luz visível no espectro azul, após absorção de luz no espectro ultravioleta.
Objetivos: Avaliar in vitro alterações de fluorescência da cerâmica feldspática utilizando diferentes resinas fluídas.
Materiais e métodos: Foram produzidas 60 amostras de cerâmica feldspática cor A2 de duas espessuras diferentes. Como substrato foram produzidos 60 discos de resina composta. As amostras foram cimentadas e aderidas às de resina composta com 2 resinas fluídas. Os resultados dos espectros de fluorescência foram obtidos com espectrofluorómetro. Para análise estatística foi utilizado o two-way ANOVA, em que p <0.05.
Resultados: O grupo que apresenta maior emissão de fluorescência é o grupo cimentado com G-aenial Flo A3, espessura de 0,5 mm, com um valor de 2,47E06 u.a. O grupo que apresenta uma menor intensidade de emissão de fluorescência é o grupo cimentado com G-aenial Flo A2, espessura de 0,8mm, com um valor de 1,59E06 u.a.
Discussão: A intensidade de emissão de fluorescência das resinas fluidas pode influenciar o comportamento final da restauração cerâmica. A espessura da cerâmica influencia a fluorescência.
Conclusões: Diferentes cimentos apresentam diferentes emissões de fluorescência.
Implicações clínicas: As propriedades ópticas dos cimentos são tão importantes como as da cerâmica, na medida em que a estética da restauração cerâmica depende muito do tipo de cimento utilizado.
Palavras-chave: Fluorescência, cerâmica, resinas flow; reabilitação oral.