Sara Palmares

O meu primeiro caso – tratamento da classe III com extração assimétrica de pré-molares

  • Aluna da pós-graduação de especialização em Ortodontia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL)
  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela FMDUL, em 2014
  • Pós-graduação em Metodologias de Ensino em Dentisteria Operatória pela FMDUL, em 2015
  • Prática privada em Odontopediatria
  • Autora e coautora de posteres e comunicações livres em congressos nacionais e internacionais

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Ortodontia

2017/11/17 18:00 – 2017/11/17 18:15 | Auditório 3

Resumo da apresentação

Descrição do caso clínico:

Paciente do género feminino, 15 anos, saudável, cujo motivo da consulta era corrigir o apinhamento dentário. Clinicamente, a paciente apresentava o perfil reto, com assimetria mandibular com desvio do mento para a direita. Na avaliação intraoral, apresentava classe III (subdivisão esquerda) associada a um trespasse vertical diminuído, falta de espaço maxilar e mandibular e assimetria sagital da dentição do 1º quadrante em relação ao 2º quadrante.

A análise cefalométrica revelou uma classe III esquelética (Witts -7,2mm), hiperdivergência maxilo-mandibular com rotação posterior da mandíbula e compensações dentárias de classe III.

Foi realizado um tratamento ortodôntico não cirúrgico com extrações assimétricas de pré-molares. O tratamento foi iniciado pela colocação do aparelho fixo superior e, posteriormente, do aparelho fixo inferior.

Discussão:

Apesar de apresentar um trespasse vertical e horizontal de 1 mm, a discrepância sagital esquelética apresentava-se no limite entre um tratamento ortodôntico e um tratamento ortodôntico-cirúrgico. A resolução da falta de espaço e das assimetrias implicou uma escolha precisa dos dentes a extrair, um encerramento dos espaços e mecanoterapia exigentes, dada a infraoclusão de alguns dentes e a tendência para mordida aberta.

Conclusão:

Para “O Meu Primeiro Caso” de ortodontia, este caso mostrou-se exigente, desafiante e simultaneamente enriquecedor para a minha prática clínica, pois permitiu-me aplicar vários conceitos relacionados com a mecânica ortodôntica e com a gestão de espaços resultantes de extrações.