Dárcio Luís Fonseca

Implantes imediatos

  • Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Sul,1997
  • Fellow in Implant Dentistry pela Universidade de Miami
  • Pós-graduado em Implantes, Dentisteria Estética e Ortodontia
  • Docente do curso ministrado em Portugal pelo Dep. de Cirurgia Maxilo-Facial da Universidade de Miami
  • Docente convidado da pós-graduação em Implantologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS)-CESPU
  • Docente convidado do Master Online en Medicina Oral y Cirurgía Implantologíca Avanzada. Knotgroup Dental Institute e Universidade Católica de Múrcia, Espanha
  • Docente de vários cursos privados na área da implantologia e prótese sobre implantes

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Implantologia

2017/11/16 09:30 – 2017/11/16 10:00 | Auditório 4

Resumo da apresentação

A colocação de implantes, imediatamente após uma extração dentária, é uma solução cómoda para o clínico e paciente, principalmente por se tratar de uma zona estética.

Dentro das inúmeras vantagens podem-se referir: a diminuição do número e tempo de consultas, a diminuição da morbilidade do processo reabilitador e ainda a menor reabsorção da tábua óssea vestibular, observada em inúmeros estudos, comparativamente com implantes colocados segundo o protocolo tradicional de Branemark, constituindo uma grande vantagem em termos da reabilitação de zonas estéticas, se associado a carga imediata. Contudo, o recurso a esta técnica nem sempre se encontra aconselhado, como por exemplo nos casos em que não se consegue ter estabilidade primária, quando o perfil dos tecidos moles é inadequado à obtenção de um perfeito perfil de emergência e ainda em alguns casos onde se verifica falta da tábua óssea vestibular, sendo necessário recorrer a métodos regenerativos adicionais e a uma colocação do implante num segundo tempo cirúrgico.

Embora as restrições à colocação imediata de implantes sejam cada vez menores e a evidência científica a valide como uma alternativa a considerar, foram várias as soluções que surgiram para minimizar as dificuldades da sua execução, aumentando a sua previsibilidade.

Nesta apresentação pretende-se abordar quais as condições fundamentais à colocação imediata de implantes, referindo também quais os métodos atuais para um resultado previsível.