Carlos Miguel Marto

Esterilização e desinfeção de materiais e equipamentos

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Assistente convidado do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, mestrado integrado em Medicina, licenciatura em Farmácia Biomédica, especialização em Endodontia e pós-graduação em Acupuntura em Medicina Dentária, FMUC
  • Aluno de Doutoramento, FMUC
  • Pós-graduado em Investigação Biomédica e Acupuntura em Medicina Dentária, FMUC
  • Certificado de Competências Pedagógicas
  • Formador do curso de Técnico Auxiliar de Medicina Dentária
  • Atividade científica na área dos biomateriais, regeneração e células estaminais

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Curso para assistente dentário

2017/11/18 09:00 – 2017/11/18 10:30 | Auditório 3

Resumo da apresentação

Os procedimentos médico-dentários acarretam perigos para os profissionais de saúde e para os doentes, nomeadamente riscos de infeção, associados à manipulação de materiais e equipamentos contaminados com fluídos biológicos e tecidos, especialmente sangue e saliva. A biossegurança desempenha por isso um papel fundamental na clínica médico-dentária, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

Nesta conferência serão abordados os principais procedimentos a realizar pelo assistente dentário, na esterilização e desinfeção de materiais e equipamentos, sistematizando os passos a executar de forma a diminuir os riscos para os trabalhadores e aumentar o sucesso dos procedimentos. Ao mesmo tempo, serão identificados os principais focos de transmissão de infeções no consultório dentário e de que forma se pode minimizar os riscos associados, através de procedimentos preventivos e do correto processamento de materiais e equipamentos.

Pretende-se ainda identificar, através de exemplos práticos, as principais fragilidades que ocorrem na cadeia de esterilização dos instrumentos, permitindo aos assistentes melhorar os procedimentos que executam, com benefícios em termos de dispêndio de tempo e segurança biológica.

As boas práticas e legislação aplicável farão igualmente parte dos conteúdos abordados ao longo da apresentação, permitindo aos assistentes uma atualização relevante sobre o tema.