SalivaPrint–Uma ferramenta de estratificação de paciente em saúde oral

Póster > Investigação > Periodontologia

Sala e-Posters – 16 novembro, 10h20 – Ordem nº 6
Candidato a prémio

Sara Sousa

Universidade Católica Portuguesa

Igor Cruz
Eduardo Esteves
Marlene Barros
Maria J. Correia

Introdução

A saliva reflete várias patologias sistémicas e orais. No SalivaTec estamos interessados em utilizar este fluido de diagnóstico na estratificação de pacientes. O nosso objetivo foi demonstrar que o perfil de proteínas totais na saliva, determinado por electroforese capilar (SalivaPrint), pode ser utilizado para direcionar a pesquisa de biomarcadores.

Material e métodos

SalivaPrints foram obtidos para 26 idosos com periodontite. Estes perfis foram comparados com SalivaPrints de indivíduos saudáveis e os pesos moleculares mais representativos para a separação dos dois grupos foram selecionados.

Resultados

Cinco intervalos de pesos moleculares do SalivaPrint parecem ser importantes na separação de indivíduos com periodontite dos indivíduos saudáveis. Estes intervalos (28-29, 42-43, e 77-78 kDa) incluem várias proteínas (Rosa et al 2016). Algumas destas proteínas estão funcionalmente relacionadas com a desregulação de processos de doenças orais e sistémicas.

Discussão

Proteínas como a P31947 (14-3-3 protein sigma) estão relacionadas com a via metabólica mTor envolvida na resistência à glucose, uma condição relacionada com obesidade e diabetes o que é consistente com a elevada prevalência destas patologias nos indivíduos com patologia periodontal deste estudo.

Conclusão

O SalivaPrint pode fornecer informação sobre que moléculas deverão ser usadas na distinção entre indivíduos com saúde oral e indivíduos com patologia periodontal.

Implicações clínicas

Apesar de o diagnóstico de patologia periodontal através de marcadores salivares ser uma abordagem com interesse, explorado pelo nosso laboratório, estes resultados indicam que a desregulação metabólica como a diabetes e a obesidade têm de ser consideradas na quantificação de marcadores salivares para diagnóstico.