PMMA com libertação de minociclina para reconstrução óssea craniofacial – caracterização invitro

Póster > Investigação > Materiais Dentários

Sala e-Posters – 16 novembro, 09h50 – Ordem nº 3
Candidato a prémio

Tiago Silva

Universidade do Porto

Pedro Gomes
Maria Helena Fernandes
Liliana Grenho
Ana Betttencourt

Introdução

O trauma craniofacial origina, frequentemente, consequências debilitantes decorrentes de infeções que dificultam e/ou inviabilizam o sucesso do tratamento regenerativo imediato.

Objetivos

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a caracterização biológica de um sistema de polimetilmetacrilato (PMMA) com libertação controlada de minociclina, utilizado como mantenedor de espaço, na abordagem regenerativa craniofacial.

Materiais e métodos

O sistema foi desenvolvido e caracterizado relativamente às propriedades físico-químicas e avaliado in vitro quanto à sua atividade antibacteriana, anti-inflamatória e de citocompatibilidade com células ósseas.

Resultados

O perfil de libertação da minociclina foi compatível com a manutenção de concentrações inibitórias mínimas contra Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Escherichia coli, até às 72 horas. Adicionalmente, o sistema desenvolvido permitiu a redução da libertação de mediadores pró-inflamatórios em macrófagos ativados e o aumento da funcionalidade de osteoblastos, em modelos in vitro.

Discussão

O sistema desenvolvido caracterizou-se por uma atividade antibacteriana contra bactérias patogénicas com relevância em infeções ósseas. Adicionalmente, verificou-se uma atividade anti-inflamatória sustentada e um aumento da resposta das células ósseas.

Conclusões

O sistema de PMMA, com a libertação controlada de minociclina, apresentou uma atividade antibacteriana efetiva e uma citocompatibilidade adequada, justificando o uso prospetivo em abordagens regenerativas da região craniofacial.

Implicações clínicas

O sistema de PMMA desenvolvido apresenta uma atividade antibacteriana associada a uma estimulação da regeneração tecidular, dada a modulação da resposta inflamatória e a ativação da resposta osteoblástica.

Palavras-chave: minociclina, osso, PMMA, sistema de libertação controlada, caracterização biológica e citocompatibilidade.