Impressões convencionais vs impressões digitais em implantologia – estudo in vitro

Comunicação oral > Investigação > Prótese Fixa

Auditório 5 – 16 novembro, 15h50 – Ordem nº 12
Candidato a prémio

Paulo A. Ribeiro

Universidade Fernando Pessoa

Carmen Maria Díaz-Castro
Raquel Oliveira Leite
Mariano Herrero-Climent
Carlos Falcão

Introdução

Estudos demonstraram que a precisão dos scanners intraorais pode ser comparada à de impressões convencionais na maioria das indicações. No entanto, pouco se sabe sobre a aplicabilidade para impressões em implantes múltiplos.

Objetivo

Comparar precisão entre técnicas digitais e diferentes técnicas de impressão convencional em implantes.

Metodologia

Foram realizados 2 modelos de trabalho: Modelo 1: implantes paralelos; Modelo 2: implantes disparalelos.

Modelo 1: Grupo A: impressões de reposição com moldeira fechada, Grupo B: moldeira aberta com pilares de arraste, Grupo C: moldeira aberta com pilares de arraste ferulizados, Grupo D: Utilização do sistema digital True Definition da 3M.

Modelo 2: Grupo E: impressões de reposição com moldeira fechada, Grupo F: moldeira aberta com pilares de arraste; Grupo G: Utilização do sistema digital True Definition da 3M.

Os modelos de trabalho e modelos de estudo foram digitalizados com um scanner de laboratório.

Os conjuntos de dados STL dos sete grupos foram sobrepostos (software: Mimics) para avaliar os desvios e discrepancias 3D.

Resultados

Modelo 1: O valor da soma no grupo D foi de 1.068.292, significativamente inferior ao grupo A, B e C (2.114.342, 2.165.491 e 1.265.918, respetivamente).

Modelo 2: O grupo F foi o mais preciso (1.257.835). Grupos E e G com valores de 1.660.975 e 1.489.328, respetivamente.

Conclusão

Os métodos testados in vitro para impressão digital de arcadas completas sobre 4 implantes apresentaram resultados comparáveis a impressões convencionais. No entanto, são necessários mais estudos in vivo.

Palavras-chave: Implantes, impressão digital, Desdentados, scaner intraoral, scaners, impressões de implantes.