A influência de biomateriais na dentinogénese reparadora

Comunicação oral > Investigação > Dentisteria Operatória

Auditório 5 – 16 novembro, 14h50 – Ordem nº 9
Candidato a prémio

Anabela Paula et al.

Universidade de Coimbra

Introdução

A dentinogénese reparadora pode ser estimulada através de uma proteção direta dos tecidos pulpares com biomateriais.

Objetivos

Pretendeu-se avaliar a citotoxicidade de três materiais, Life®, WhiteProRoot®MTA e Biodentine™.

Materiais e métodos

A linha celular MDPC-23 foi exposta a meios condicionados pelos materiais (ISO10993-5). A atividade metabólica foi avaliada pelo ensaio MTT, a viabilidade pelo ensaio SRB, o tipo de morte e o ciclo celular por citometria de fluxo. A expressão da fosfatase alcalina (AP) e da sialoproteína da dentina (DSP) foram avaliadas por imunocitoquímica. A presença de depósitos de cálcio foi avaliada com o ensaio do AlizarinRedS.

Resultados

O WhiteProRoot®MTA e o Biodentine™ determinaram decréscimo da atividade metabólica e da viabilidade celular após 24 horas de exposição, efeito que foi revertido para os tempos de exposição mais longos. O Life® determinou diminuição da atividade metabólica e da viabilidade, com aumento da morte e alterações do ciclo celular. Verificou-se um aumento da expressão de DSP, indicativo de diferenciação, e da formação de depósitos de cálcio, indicativo de mineralização, após exposição ao Biodentine™ e ao WhiteProRoot®MTA.

Conclusões e implicações clínicas

Os resultados do WhiteProRoot®MTA confirmam a sua indicação para estas terapêuticas, justificando o seu reconhecimento como gold-standard. O Biodentine™ pode ser uma alternativa, já que apresenta resultados nas fases de diferenciação e mineralização muito superiores, e a sua manipulação clínica é simplificada pelo seu curto tempo de presa.