12 de novembro 2016

10:00 às 13:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Pretende-se divulgar projetos de benfeitoria, voluntariado, filantropia ou ambientais, com responsabilidade social na área da medicina dentária.

 

Participam:

  • 10h00 | Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral | Projeto “Crescer com Saúde” | Apresentado por Octávio Rodrigues

    Projeto “Crescer com Saúde”

    O Projeto “Crescer com Saúde” foi uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral,com o apoio financeiro da Direção-Geral da Saúde que pretendia envolver 20 435 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos que frequentam as escolas públicas dos concelhos do Seixal e Aguiar da Beira. Este Projeto com a duração de três anos teve inicio à 1 de junho 2011, previa o desenvolvimento de ações de promoção da Educação Alimentar e da Saúde Oral, bem como o diagnóstico e tratamento de patologias orais e da obesidade e de outras perturbações do comportamento alimentar.

    A sua implementação visava também a criação de um Centro Comunitário de Saúde e de uma Unidade Móvel de Saúde, dois espaços a serem dinamizados por uma equipa de saúde multidisciplinar, onde as crianças e os jovens, em particular os mais vulneráveis, poderiam vir a beneficiar de cuidados de saúde nas áreas da Nutrição e Saúde Oral.

     

  • 10h30 | Health 4 Mozambican Children Families, O.N.G.D. | Apresentado por Diogo Ribeiro Castro Pereira

    Health 4 Mozambican Children Families, O.N.G.D

    A Health 4 Mozambican Children and Families, O.N.G.D. (Health4MOZ) foi criada em 2013, tendo como missão melhorar o conhecimento científico e prático a um nível pré-graduado, bem como as práticas relacionadas com a saúde em todos os grupos profissionais: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de saúde e nutricionistas, de Moçambique. A Health4MOZ pratica, pois, a verdadeira solidariedade científica creditada pela academia e suportada em instituições de saúde portuguesas.

    No que concerne à medicina dentária (MD), a Health4MOZ tem uma parceria privilegiada com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Desenvolveu a sua primeira missão em setembro de 2014, em Nampula, em parceria com a Universidade Lúrio (UniLúrio, Nampula, Moçambique). O grupo de trabalho era constituído por 2 médicos dentistas e a missão teve como objetivos: (i) melhoria do conhecimento teórico e prático dos estudantes do curso de MD da UniLúrio, (ii) melhoria da capacitação pedagógica dos docentes da UniLúrio; (iii) avaliação da saúde oral escolar em Nampula, visando a implementação de um Programa de Prevenção e Promoção da Saúde Oral Escolar. Em outubro do corrente ano foi parceira científica no IV Congresso de Medicina Dentária de Moçambique onde, entre outras atividades, formou 30 dentistas moçambicanos em endodontia convencional e mecanizada.

    São elevadas as carências do ensino pré e pós-graduado em medicina dentária, particularmente em Nampula. Urge formar profissionais globalmente qualificados, bem como sensibilizados para a implementação de programas comunitários de prevenção e promoção da saúde oral, particularmente no âmbito escolar. Serão pois estes, doravante, os principais focos da Health4Moz no que diz respeito à medicina dentária em Moçambique.

     

  • 12h00 | ONG Mundo a Sorrir | Apresentado por Angélica Dias e Sérgio Mascarenhas
  • Mundo A Sorrir – Construímos Sorrisos do Tamanho do Mundo!

    A Mundo A Sorrir é uma Organização Não Governamental (ONG) Sem Fins Lucrativos, fundada em 2005 no Porto, por um grupo de médicos dentistas, para trabalhar na área da Saúde, Saúde Oral e nos Estilos de Vida Saudáveis. Nasceu de uma necessidade real a nível nacional e internacional, tendo, por isso, três grandes vertentes de intervenção, nomeadamente: a saúde, a educação para a cidadania e o acesso à água potável.

    Ao longo de 11 anos de existência, a Mundo A Sorrir assistiu mais de 530 mil beneficiários e realizou cerca de 52 mil tratamentos dentários, num total de 21 projetos nacionais e internacionais.

    Este trabalho de prevenção, educação e assistência tem sido reconhecido a nível nacional e internacional com mais de 24 prémios e distinções, entre os quais a Condecoração de Ordem de Mérito em 2015 e o prémio BPI Seniores, em 2013.

    Desde o início que a Mundo A Sorrir intervém junto das comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconómica, como os jovens e as crianças. E está presente em todo o território nacional de Portugal Continental, bem como nos Países Lusófonos, como Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Em 2012, a Mundo A Sorrir criou o Centro de Estudos da Mundo A Sorrir (C.E.M.A.S.) que visa a promoção e o desenvolvimento da investigação de temáticas relacionadas com a Saúde Oral, Geral, os Estilos de Vida Saudáveis e a Inclusão Social.

     

  • 12h30 | Academy of Dentistry International | Apresentado por Gerhard Seeberger, vice-presidente da Academy of Dentistry International

Promoção da responsabilidade social na profissão médico-dentária

Sociedade Honorífica Internacional de Médicos Dentistas. A ADI (Academy of Dentistry International – Academia Internacional de Medicina Dentária) foi um conceito criado por Albert Wasserman, DDS, de San Mateo, Califórnia, E.U.A. Esta organização transnacional dedica-se à evolução da medicina dentária a nível mundial e da elevação de padrões médico-dentários através da formação contínua. Para além do patrocínio de projetos de educação em medicina dentária, de investigação e de cuidados de saúde aos doentes, esta Academia apoia diretamente a melhoria do bem-estar da saúde dental e oral da população a nível mundial.

 

 

 

 

Moderador:

Eunice Carrilho, Vogal do CD da OMD