João Borges

Prótese Fixa contemporânea: na vertigem da mudança – cimentos e adesão

  • Médico dentista, licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Pós-graduado em “Estética Dentária”, pela Universidade Internacional da Catalunha (UIC)
  • Mestrado de investigação na área de Biomateriais, pela UIC
  • Assistente convidado do mestrado oficial de Reabilitação e Estética, da UIC
  • Prática exclusiva, desde 2004, nas áreas de Dentisteria e Prostodontia
  • Criador do conceito “Aesthetic Talks®”
  • Criador e coorganizador do 1º Congresso Mundial Online de Estética Dentária – “International Aesthetic Masters 2015”

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Prótese Fixa Contemporânea – na vertigem da mudança

2016/11/11 14:30 – 2016/11/11 16:00 | Auditório A

Resumo da apresentação

A prótese fixa contemporânea centra-se essencialmente na procura de opções e técnicas de reabilitação, que permitam a máxima conservação das estruturas dentárias. A filosofia dita “minimamente invasiva” tem por objetivo essa restituição de uma forma aditiva e não subtrativa, o que representa uma mudança importante no paradigma do exercício diário desta área da medicina dentária.

As últimas décadas de investigação no campo dos materiais, em particular o desenvolvimento e melhoramento dos adesivos dentários, das resinas compostas e das cerâmicas, foram talvez o maior contributo para esta mudança na prótese fixa e para uma constante “vertigem da mudança”. No entanto, a pressão comercial e a pressão em prol de uma simplificação de processos conduziram à introdução de uma enorme variedade destes produtos no mercado, gerando algumas incertezas e dúvidas nos profissionais de medicina dentária quanto à escolha do material e da marca mais adequada a cada situação clínica.

Qual o cimento mais adequado? Que tipo de adesivo escolher? Como adaptar a escolha dos materiais às diferentes situações clínicas?

Esta conferência procurará responder a estas e outras questões relacionadas com os procedimentos de cimentação e adesão, neste momento de constante mudança na prótese fixa contemporânea.