Joana Domingues

Cárie radicular: valorização do risco nas opções terapêuticas

  • Licenciada em Medicina Dentária pela FMDUP
  • Mestre em Medicina Dentária Conservadora pela FMDUP
  • Docente das unidades curriculares de Dentística, Medicina Dentária Conservadora e Clínica Integrada do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na FCS – UFP
  • Apresentação de comunicações, pósteres e conferências em congressos nacionais e internacionais

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Odontogeriatria

2016/11/11 17:30 – 2016/11/11 19:00 | Auditório D

Resumo da apresentação

Nas últimas décadas tem-se assistido a um rápido envelhecimento da população mundial. Os idosos mantêm um crescente número de dentes naturais e quase metade de todos os indivíduos com idade igual ou superior a 75 anos apresentam lesões de cárie radicular. A cárie radicular é uma das principais causas de perda dentária nos idosos, tendo, consequentemente, um impacto negativo significativo na qualidade de vida relacionada com a saúde oral nesta faixa etária. Sendo assim, é necessário melhorar, urgentemente, as medidas preventivas e as estratégias terapêuticas para este grupo populacional.

Avaliar corretamente o risco de cárie do paciente idoso poderá permitir identificar um regime terapêutico eficaz no controlo da doença, reduzindo os fatores patológicos e aumentando os fatores protetores, resultando num menor número de lesões cariosas. Com a avaliação precisa do risco de cárie dentária, o tratamento não-invasivo pode ser utilizado de forma proativa para prevenir o aparecimento de novas lesões de cárie radicular e para, terapeuticamente, remineralizar as lesões cariosas iniciais. Os procedimentos restauradores das lesões mais extensas poderão ser conservadores, preservando a estrutura dentária e, como tal, beneficiando a saúde oral do paciente. Pretende-se, assim, abordar as atuais estratégias terapêuticas das lesões radiculares, de acordo com o risco de cárie do paciente.