Eva Berroeta

Opções terapêuticas em casos complexos: desde o tradicional ao moderno

  • Doutoramento em Cirurgia Oral, Universidad del País Vasco (1992-1997)
  • Mestre em Prótese Dentária, Universidad Complutense de Madrid (1997-1999)
  • Pós-Graduação em Prótese Dentária, University Southern California (1999-2003)
  • Professora convidada do Mestrado de Periodontologia, Universidad Complutense de Madrid, desde 2003
  • Professora convidada do Mestrado de Medicina Dentária Estética, Universidad Complutense de Madrid, desde 2009
  • Professora convidada da Universidad del País Vasco, desde 2012
  • Clínica privada exclusiva em Reabilitação Oral e Prótese Dentária, em Bilbau, desde 2003

Nacionalidade: Espanha

Área científica: Prótese Fixa

2016/11/11 09:00 – 2016/11/11 12:00 | Auditório A

Resumo da apresentação

Certas condições podem ocorrer em pacientes complexos, as quais não são sempre resolvidas facilmente com uma abordagem de tratamento genérico. Estes desafios exigem uma personalização do plano de tratamento para responder às necessidades específicas desses pacientes.

Na primeira parte da conferência explicar-se-á como fazer um correto diagnóstico e planeamento dos casos. Assim, far-se-á uma revisão da sequência do tratamento adequado para estas condições, a fim de se conseguir uma reconstrução bem-sucedida com estética e função adequadas.

Abordaremos a sistemática de reabilitações da forma tradicional e mais subtrativa, e a forma mais conservadora, e portanto, mais aditiva, com técnicas minimamente invasivas para casos complexos. A aparência saudável dos tecidos moles e a sua arquitetura são aspetos-chave para atingir o êxito numa restauração dentária estética.

O tratamento restaurador do paciente periodontal tem características próprias, que devem incluir um abordagem interdisciplinar para o caso, a fim de obter um resultado funcional e estético a longo prazo. Reverter as sequelas estéticas da doença periodontal é um desafio na nossa prática diária e devemos fazer um esforço por compreender e discernir entre diferentes opções e alternativas de tratamento para resolver essas situações clínicas.

Durante a conferência, mostrarei algumas das chaves para a abordagem dos pacientes com sequelas próprias da doença periodontal, tais como a desarmonia gengival e o colapso de mordida posterior. De maneira específica revelaremos os protocolos de atuação que combinam o tratamento interdisciplinar incluindo a periodontia, a ortodontia e a prostodontia.

3M