Carlos Moura Guedes

Prótese Fixa Contemporânea: na vertigem da mudança – metalocerâmica vs zircónia

  • Licenciado em Medicina Dentária, Faculdade Medicina Dentária Universidade Lisboa (1999)
  • Diploma de Estudos Avançados, Universidade de Granada (2008)
  • Diretor Clínico, MaloClinic Lisboa
  • Docente convidado da especialização Prostodontia Fixa, FMDUL
  • Prática clínica exclusiva em reabilitação oral
  • Autor e coautor de publicações científicas na área da Reabilitação Oral

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Prótese Fixa Contemporânea – na vertigem da mudança

2016/11/11 14:30 – 2016/11/11 16:00 | Auditório A

Resumo da apresentação

A utilização de infraestruturas metálicas revestidas por cerâmica tem sido o “gold standard” na reabilitação oral desde os primórdios da Prostodontia Fixa. A evolução das ligas metálicas, das cerâmicas de revestimento e das técnicas utilizadas para a produção deste tipo de restaurações fizeram com que se tornassem extremamente previsíveis e com grande longevidade, atingindo resultados estéticos bastante satisfatórios e sendo bastante versáteis no seu campo de utilização, quer sobre dentes, quer sobre implantes.

O grande desenvolvimento tecnológico das últimas três décadas, especialmente na área do CAD-CAM, permitiu o aparecimento e utilização de vários materiais que visam ser alternativas à utilização das clássicas infraestruturas metálicas.

A zircónia, pelas suas características óticas, mecânicas e de biocompatibilidade, foi o material que mais se destacou e que melhores resultados tem apresentado ao longo do tempo. A evolução nos conhecimentos sobre a sua produção e manipulação, bem como no desenho das infraestruturas e no desenvolvimento das cerâmicas de revestimento, tem reduzido de forma significativa os problemas que se verificaram inicialmente na utilização destas restaurações. Da mesma forma, tem sido possível ampliar o campo de utilização das mesmas, sendo que hoje em dia praticamente qualquer restauração metalocerâmica pode ser feita em zircónia.

Esta apresentação visa mostrar qual o estado da arte em relação à utilização de restaurações em zircónia como alternativa às clássicas restaurações metalocerâmicas.