António Sérgio Silva

Prótese Removível Convencional: attachments sobre dentes – uma opção para aumentar a retenção das próteses convencionais

  • 2016 – Doutorado em Ciências Odontológicas pela Facultad de Odontología Universitat de Barcelona, Espanha
  • 2016 – Especialista na área das Ciências Dentárias pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), Portugal
  • 2005 – Mestrado em Cirurgia Oral, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte
  • 2002 – Licenciado em Medicina Dentária, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte
  • Assistente convidado do departamento de Reabilitação Oral do ISCSN, desde 2003
  • Assistente clínico do mestrado de Reabilitação Oral do ISCS-N, desde 2009
  • Membro do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS)

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Prótese removível convencional

2016/11/11 09:00 – 2016/11/11 10:30 | Auditório B

Resumo da apresentação

Apesar de nos últimos anos ter caído um pouco em esquecimento, principalmente devido aos enormes desenvolvimentos na área da implantologia, a confeção de uma prótese convencional ancorada por attachments aos dentes remanescentes é, todavia, uma solução capaz de aumentar significativamente o grau de satisfação do paciente, principalmente em casos de reabsorção óssea severa.

Os principais objetivos da manutenção das raízes remanescentes são evitar a reabsorção do osso alveolar, proporcionar uma melhor transmissão de cargas da prótese às estruturas adjacentes, manter um feedback sensorial e conseguir uma melhor estabilidade/retenção das próteses.

As sobredentaduras sobre dentes podem ser confecionadas utilizando-se diferentes sistemas de retenção. Pré-fabricados ou construídos em laboratório, esses sistemas aumentam a retenção das próteses, especialmente durante os movimentos laterais da mandíbula.

Os melhores dentes para pilares são os caninos e pré-molares, devido à sua posição estratégica na arcada, enquanto os piores são os molares. Os caninos apresentam as raízes mais longas e normalmente são os últimos dentes a serem perdidos.

As principais desvantagens da confeção de sobredentaduras sobre dentes englobam o facto de exigir maiores cuidados com a higiene oral por parte do paciente, necessitar de um maior volume da prótese na parte que abrange as raízes, requerer maior coordenação entre o médico dentista e o laboratório e aumentar o custo final do tratamento reabilitador.

Independentemente do sistema de retenção utilizado, a sobredentadura retida sobre dentes deve ser confecionada dentro dos princípios mais rigorosos que norteiam a construção de uma prótese convencional.