Ana Sezinando

Adesão de cerâmicas dentárias

  • Doutorada em Materiais Dentários, pela Universidad Rey Juan Carlos, Alcórcon, Madrid, Espanha
  • Mestrado em Dentisteria Estética e Restauradora, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Caparica, Portugal
  • Pós-graduação em Dentisteria Estética e Restauradora, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Caparica, Portugal
  • Licenciatura em Medicina Dentária, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Autora e coautora de publicações científicas peer-reviewed na área dos biomateriais, no âmbito da adesão dentária
  • Prática clínica em Dentisteria Estética e Restauradora

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Dentisteria

2016/11/10 11:30 – 2016/11/10 13:00 | Auditório D

Resumo da apresentação

Nos últimos anos, temos assistido à introdução de novos sistemas cerâmicos e de materiais híbridos, derivados das cerâmicas com propriedades estéticas e mecânicas otimizadas. Contudo, apesar de ser vantajoso dispor de um leque de opções de tratamento para o nosso paciente, o clínico depara-se com a necessidade de conhecer o comportamento dos diversos materiais associados e respetivas técnicas de aplicação.

O processo de cimentação, nomeadamente os protocolos adesivos, têm progredido no sentido da simplificação da técnica propriamente dita graças à simultânea evolução dos sistemas adesivos e dos cimentos resinosos.

Dentro deste contexto, o objetivo desta apresentação é elucidar os clínicos sobre as atuais técnicas de cimentação adesiva para os sistemas cerâmicos disponíveis e suas implicações clínicas, nomeadamente o pré-tratamento das superfícies dente/material cerâmico e o protocolo adesivo propriamente dito.