12 de novembro 2016

14:30 às 19:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

A consulta de medicina dentária reveste-se de características especiais, entre as quais se destaca o ambiente propício a contaminações, consequente do contacto com tecidos, secreções e materiais contaminados. Deste modo, deve ser dada especial atenção aos procedimentos de higiene e segurança, de forma a proteger os profissionais (médico dentista e auxiliar de medicina dentária) e os doentes de possíveis contaminações.

Neste curso serão abordadas as principais precauções e técnicas que devem ser aplicadas no consultório dentário para permitir a segurança biológica, especificamente a nível da desinfeção e esterilização de materiais e equipamento e gestão de resíduos.

Procura-se apresentar de forma prática, atual e sistematizada, os procedimentos corretos a adotar pelo assistente de medicina dentária na sua prática diária, permitindo garantir a segurança biológica pretendida, poupança de tempo e aumento da qualidade de trabalho. Igualmente, pretende-se abordar de forma clara quais as normas atualmente em vigor nesta área, permitindo que a clínica e os auxiliares as enquadrem no seu dia-a-dia.

Serão também apresentadas rotinas de manutenção de materiais e equipamentos de consultório, permitindo simultaneamente potenciar ao máximo o controlo de possíveis contaminações, assim como aumentar a longevidade e qualidade de funcionamento de alguns dos principais equipamentos médico-dentários.

Em conjunto com a apresentação teórica dos temas serão apresentadas dúvidas reais de auxiliares de medicina dentária, valorizando a resolução dos problemas que os mesmos enfrentam diariamente.

 

  • 16h00 – 17h30 | Intervalo Expo-Dentária
Curso ministrado por

Carlos Miguel Marto