Stephen Porter

Cancro oral: fatores de risco

Stephen Porter é Professor e Diretor em Medicina Oral no UCL Eastman Dental Institute e atual Presidente da Associação Europeia de Medicina Oral.

As suas linhas de investigação abordam o diagnóstico e tratamento de doenças potencialmente malignas da boca e no tratamento da doença imunologicamente da boca e glândulas salivares.

É autor de mais de 450 trabalhos acadêmicos, incluindo trabalhos originais de pesquisa, artigos de revisão, editoriais e livros.

Nacionalidade: Reino Unido

Área científica: Medicina oral

2014/11/07 09:00 – 2014/11/07 10:30 | Auditório C

Resumo da apresentação

A neoplasia maligna mais comum da cavidade oral é o Carcinoma Espinocelular (CEC). A tendência epidemiológica recente é para o tabaco e/ou álcool e/ou aspectos de privação socioeconómica.

No entanto, a tendência de aumento da prevalência de doenças, principalmente da língua e da faringe, em pessoas mais jovens reflete o comportamento oncológico oral dos tipos de Papiloma vírus Humano (HPV). O cancro oral é susceptível de ser precedido por doenças detetadas clínica e histopatologicamente denominadas displasia epitelial oral (DEO).

Esta patologia deve ter os mesmos fatores etiológicos que o CEC embora haja pouca informação sobre a prevalência do HPV na DEO. O líquen plano oral é uma patologia atualmente considerada como potencialmente maligno, havendo o risco de desenvolvimento para CEC de ~ 1% (intervalo de 0 a 6,5%) em indivíduos afetados.

Os mecanismos precisos que fundamentam o potencial maligno do LPO não são conhecidos, embora se considere provável que seja semelhante a outras doenças malignas secundárias à inflamação. O CEC pode também estar associado a uma série de determinações genéticas (por exemplo, anemia de Fanconi) ou patologias adquiridas (por exemplo esclerodermia), cada uma das quais pode fornecer indicações sobre a patogénese da doença maligna da mucosa oral.

A presente conferência irá abordar os aspetos clínicos e epidemiológicos da doença potencialmente maligna e descrever os mecanismos pelos quais tal doença surge e impulsiona o desenvolvimento do CEC.

Henry Schein