Paddy Fleming

Pacientes especiais em odontopediatria

Dr. Paddy Fleming é Professor Associado e Consultor em Odontopediatria no Hospital de Medicina Dentária, no Trinity College Dublin e no Our Lady’s Children’s Hospital em Dublin, Irlanda.

Faz parte da equipa que disponibiliza um serviço completo, na área da medicina dentária, para crianças medicamente comprometidas no Our Lady’s Children’s Hospital. Está envolvido na formação pré e pós graduada de estudantes de Medicina Dentária, de Enfermagem e de Higiene no Dublin Dental University Hospital.

Leccionou Odontopediatria no seu país e no estrangeiro, publicou mais de 50 artigos em revistas com arbitragem, e contribuiu para 2 capítulos de livros.

O Dr. Fleming foi Secretário da Academia Europeia de Odontopediatria, e iniciará em Junho de 2014 o cargo de Presidente durante dois anos.

Nacionalidade: Irlanda

Área científica: Odontopediatria

2014/11/06 14:30 – 2014/11/06 19:00 | Auditório C

Resumo da apresentação

A primeira consulta de Medicina Dentária deverá ter lugar durante o primeiro ano de vida para ajudar a prevenir o desenvolvimento de “cáries precoces da infância”. Isto é particularmente importante para lactentes e crianças de tenra idade que têm condições médicas especiais.

Os dentistas devem incentivar os pais a agendar uma consulta para exame odontológico dos seus filhos ao ano de idade. Lesão dos tecidos orais moles e duros que podem ocorrer em lactentes e crianças de tenra idade serão apresentados bem como conselhos para a sua gestão.

Os aspectos orais e dentários de crianças com doenças genéticas sistêmicas e síndromes serão abordados. O impacto destas doenças genéticas sistêmicas na prestação de tratamentos de Medicina Dentária será discutido.

Doença cardíaca congênita é uma anomalia do desenvolvimento comum que é frequentemente observado na história médica de um paciente odontopediátrico. Uma breve descrição de cardiopatia congênita relevante para a equipa odontológica, com foco em crianças com cardiopatia congênita complexa, será apresentado.

As implicações para o tratamento odontológico de crianças com cardiopatia congênita, incluindo crianças com síndromes, as crianças em tratamento anticoagulante, as crianças com arritmias cardíacas e crianças que tiveram um transplante de coração serão discutidos.

As imunodeficiências primárias são condições raras causadas por defeitos hereditários de componentes do sistema imunitário. Raramente ocorrem isoladamente e geralmente há mais do que um presente na maioria das situações clínicas.

As crianças com um sistema imunológico comprometido podem ser mais susceptíveis à infecção, incluindo infecção de origem dentária. Exemplos de manifestações bucais e dentárias de imunodeficiência primária em crianças serão ilustrados e discutidos.