Javier Gil Mur

Superfícies de implantes dentais bioativas, biofuncionais e antibióticas

Doutor em Engenharia Química e Metalúrgica pela Universidade de Barcelona. (1989)

Catedrático da Universidade. (1999). Dpto. Ciência dos Materiais e Engenharia Metalúrgica. Escola Técnica Superior de Engenharia Industrial. Universidade Politécnica da Catalunha.

Vice-reitor de Investigação e Inovação da Universidade Politécnica da Catalunha (2006-2010).

Vice-reitor de Política Científica da Universidade Politécnica da Catalunha (2010-2013).

Comissionado da Generalitat de la Catalunya para a criação de um Campus de Engenharia e Inovação em Barcelona com mais de 4000 estudantes, 600 docentes e investigadores e 100 pessoas da administração e serviços. (Julio 2013).

Membro da rede CINDA e coordenador em Parques Científicos e Tecnológicos em Espanha e latino-américa.

Director de investigação em mais de 35 Projectos de investigação europeus e 49 nacionais (Espanha), especialmente em Engenharia de Materiais (Biomateriais, Biomecânica e Engenharia de Tecidos).

Membro da Cátedra UNESCO em Biomateriais.

Especialista da Comisión Interministerial de Ciencia y Tecnología del Gobierno de España na área de Materiais (Biomateriais).

Autor de 5 livros, mais de 250 publicações internacionais em revistas indexadas, participação em mais de 125 comunicações orais em Congressos Internacionais.

Autor de 16 patentes de invenção

Director de 40 Teses de Doutoramento

Director da Cátedra UPC-KLOCKNER de Implantes dentários.

Prémio da European Society for Biomaterials, Prémio da Real Sociedad Española de Química, Prémio da Transferência Tecnológica, Prémio da melhor publicação científica do Journal of Materials Science: Materials in Medicine. Prémio Simon-Virgili, Prémio de Biomecânica Antonio Viladot.

Principal Editor da revista Journal of Applied Biomechanics and Biomaterials. Comité de Editorial de Biomateriais, Acta Biomaterialia, Journal of Biomedical Materials Research, Dental Materials.

Presidente da Sociedade Ibérica de Biomecânica e Biomateriais.

Presidente do Scientific Advisory Committee of the University of Minnesota. Faculty of Dentistry.

Nacionalidade: Espanha

Área científica: Implantologia

2014/11/07 11:00 – 2014/11/07 12:00 | Auditório B

Resumo da apresentação

A topografia da superfície dos implantes dentais é um dos fatores mais importantes para a osseointegração. Neste trabalho obtiveram-se superfícies que apresentam uma rugosidade ótima para a adesão, proliferação e diferenciação de células osteoblásticas humanas. Este bom comportamento celular deve-se a que a superfície rugosa obtida seleciona a adsorção das proteínas percursoras da formação do tecido ósseo, otimizando a molhabilidade e o potencial elétrico (zeta potential).

Esta superfície foi transformada em osteoindutiva realizando um tratamento termoquímico pelo qual se gera uma apatite com o mesmo conteúdo mineral que o osso humano. Nos ensaios in vivo realizados em minipigs observou-se como, a partir de esta superfície em contacto com o sangue, é possível gerar um novo osso reduzindo de fora muito importante o tempo de osseointegração.

A superfície do colo foi mecanizada com uma orientação determinada fazendo com que os fibroblastos se orientem para obter uma boa selagem biológica. Consegue-se um crescimento do tecido mole, guiado para evitar a filtração bacteriana e evitar a periimplantites. Para além disso, a superfície foi impregnada com nano partículas de prata de alta capacidade bactericida que evitam a presença de placa bacteriana.

Por último, fixamos na superfície do implante dental diferentes péptidos com diferentes funções, no nosso caso péptidos que favorecem a osseointegração, ainda que com a mesma técnica poderíamos ter adicionado péptidos anti-inflamatórios, anticancerígenos, bactericidas,… ou qualquer outra função que o clínico necessite. Determinou-se a estabilidade frente a esforços mecânicos e aos tratamentos de esterilização. Foi possível comprovar a inocuidade dos tratamentos nos implantes dentais estudados.

Klockner