Apresentação

Prática clínica alia-se a programa científico de excelência

Uma década depois da primeira aventura, Gil Fernandes Alves voltava a aceitar o desafio de liderar a organização de um congresso da OMD. Neste regresso, o presidente da Comissão Organizadora e respetiva equipa introduziram várias novidades no programa científico. Pensadas especificamente para o médico dentista, as inovações vieram trazer um ingrediente extra ao evento, tornando-o ainda mais aliciante e diversificado.

Para quem no XXIII Congresso submeteu trabalhos científicos, foram atribuídos prémios aos primeiros classificados das diferentes categorias, que tiveram ainda a possibilidade de publicar os seus trabalhos na revista indexada International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine. Nos pósteres foi introduzido pela primeira vez o formato eletrónico.

Os 48 conferencistas, repartidos por 30 portugueses e 18 convidados internacionais, que integraram programa científico, elevaram o nível das conferências, mostrando que o conhecimento vai além-fronteiras e que a profissão está em constante evolução. Abrangente, o programa focou as várias áreas da profissão, como medicina oral, dentisteria estética, implantologia, reabilitação oral, entre outras. Pascal Magne foi o protagonista das sessões científicas. O reconhecido conferencista na prótese fixa foi responsável por superlotar o grande auditório da Exponor, durante todo o terceiro dia do evento.

Foi também na XXIII edição que a OMD revelou o I Barómetro Nacional Saúde Oral. Este foi o tema de destaque da sessão solene e cuja apresentação foi feita pelo bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva. Esta iniciativa, completamente inédita, permitiu tirar ilações sobre a saúde oral dos portugueses, o que pensam dela e como olham para os médicos dentistas, através de um inquérito realizado à população portuguesa.

Na componente da prática clínica, esta edição introduziu no programa os cursos hands-on. Em 2014, esta formação incidiu na área de implantologia. O XXIII Congresso recuperou a componente da manifestação artística da medicina dentária, através da organização do I Concurso de Fotografia e da Exposição de Fotografia em Medicina Dentária. O primeiro contou com a participação de 21 profissionais, que submeteram 51 fotos a votação dos congressistas. Já a exposição reuniu artistas de 17 nacionalidades, incluindo três portugueses. Esta iniciativa mereceu o elogio dos médicos dentistas participantes, nomeadamente por ter reunido num único espaço tantos trabalhos de diferentes países. Segundo os protagonistas, terá sido a primeira vez que tal aconteceu a nível mundial.

No âmbito das sessões dos temas socioprofissionais, destaque para a mesa redonda “Medicina dentária na Europa”, que teve a participação dos mais altos responsáveis da profissão de países da União Europeia, como Espanha (Juan Carlos Calvo Llodra, secretário do Consejo General de Colegios de Odontólogos y Estomatólogos de España), França (Catherine Mojaisky, presidente da Confédération Nationale des Syndicats Dentaires de França), Inglaterra (Alasdair G. Miller, presidente da British Dental Association).

Durante o congresso, a OMD e o Infarmed assinaram um protocolo, no âmbito da plataforma de autorização para aquisição direta de medicamentos. Nesse ano, em janeiro, no âmbito dessa cooperação foi criada a Comissão Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde do âmbito da Medicina Dentária.

Em 2014 foi registado um novo recorde de número de participantes, que até então era detido pelo Congresso de 2010. “O número total de inscritos superou todas as expectativas, transpôs todos os congressos anteriores”, anunciou Gil Fernandes Alves, no final do evento. Dois anos depois, Pedro Ferreira Trancoso, presidente do XXV Congresso da OMD conta com a participação de todos os colegas para voltar a ultrapassar este recorde.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.