Apresentação

Congresso celebra 22 edições com humor e sorrisos

Há três anos, a sessão solene do XXII Congresso da OMD iniciou-se não com os tradicionais discursos, mas com sorrisos. Ou não estivéssemos num evento de medicina dentária! Aos convidados institucionais, como o ministro da Saúde, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e o diretor-geral da Saúde, juntou-se o humorista Nilton. Mas, afinal qual foi o papel do humor num congresso de e para médicos dentistas? Nilton daria a resposta mais tarde, em entrevista à Revista da OMD: “Um humorista tem uma relação umbilical com o dentista, porque o humorista pode ativar o riso, mas são muitas vezes os dentistas que devolvem a vontade das pessoas rirem”.

Esta participação especial assegurou um momento de descontração e de boa disposição, preenchendo quase na totalidade os 1500 lugares do auditório do Centro de Congressos de Lisboa. E foi perante uma “casa cheia” que o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, atribuiu a Francisco George, diretor-geral da Saúde, a placa de reconhecimento da Ordem dos Médicos Dentistas. A encerrar a sessão, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, destacou o sucesso do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e assegurou que continuaria a dialogar de forma construtiva com a OMD, em termos internos, “mas também no âmbito do turismo de saúde”. Recorde-se que, em maio desse ano, a OMD e o Ministério da Saúde assinaram o protocolo de alargamento do programa cheque-dentista aos jovens com 15 anos completos e ao rastreio e diagnóstico precoce do cancro oral.

De 21 a 23 de novembro, mais de 3000 profissionais mostraram-se interessados nas sessões dos 67 conferencistas (50 portugueses e 17 internacionais) que abordaram áreas diversificadas, como a implantologia, endodontia, periodontologia, dentisteria estética, oclusão, reabilitação oral, cardiologia e medicina dentária preventiva, odontopediatria e cirurgia oral. Jaime Alberich Mota, presidente da Comissão Organizadora da XXII edição, explicou que houve uma aposta no “caráter interativo das sessões, com momentos de debate e confronto de ideias, de forma a facilitar o esclarecimento de dúvidas e a discussão de visões e abordagens clínicas, por vezes antagónicas, sobre o mesmo caso”.

Uma das grandes novidades do programa científico foi a palestra dedicada ao coaching. Falando de estreias, também inédita foi a participação dos congressistas na votação dos pósteres clínicos/ revisão. A avaliar pelo elevado número de votos, esta opção inovadora foi do agrado de todos.

Em 2013, o acesso à Expo-Dentária e às sessões socioprofissionais do congresso foi gratuito para todos os médicos dentistas, através da apresentação de um voucher. No plano da programação social, foram organizadas iniciativas de caráter mais lúdico, como provas de vinho, passagem de modelos, grafitis, quarteto de saxofones, música de DJ e cocktails de fruta. Em 2016, no XXV Congresso, o grande destaque social vai para o jantar de celebração das 25 edições e que antecederá a festa do congresso. As inscrições online terminam hoje. Por isso, se ainda não reservou o seu lugar, aproveite as últimas horas para fazê-lo em on.omd.pt/1VpK4VI.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XXII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.