Apresentação

Aposta na aproximação da OMD aos médicos dentistas

De regresso ao Porto, o XIX Congresso apresentou-se com uma missão importante: dar continuidade à política de aproximação da OMD aos seus membros, que deu os primeiros passos no início de 2010. Nesse ano, começou o processo de modernização administrativa, que simplificou o contacto dos associados com a Ordem e implementou o pagamento de quotas por multibanco. Avançou-se também com o desenvolvimento de um novo site (que seria inaugurado em 2011), que tinha como mais-valia ser compatível com o programa de gestão de associados que a OMD utilizava desde 2009.

Paralelamente, e para acompanhar de forma mais adequada quem entrava na profissão, foi criado o Conselho dos Jovens Médicos Dentistas, em março. No mês seguinte, eram inauguradas as novas instalações da delegação da Região Autónoma dos Açores, na cidade de Angra do Heroísmo.

Foi nesse ambiente que a Comissão Organizadora, liderada por Pedro Pires, detentor de larga experiência nas “lides” dos congressos e que já tinha presidido a Comissão Organizadora do Congresso da APMD de 1997, e a Comissão Científica desenharam um congresso que voltaria a superar-se a todos os níveis. Para tal, o programa científico apresentou-se ainda mais completo que o habitual, com inovações na discussão dos temas, nomeadamente daqueles que poderiam contribuir para a prática clínica diária do médico dentista. Pela primeira vez, desenvolveram-se espaços reservados para a discussão de temas interdisciplinares e controversos, com destaque para o Fórum Ibérico que reuniu profissionais dos dois países.

Para celebrar a arte da medicina dentária e a sua manifestação nas mais variadas vertentes foi incluído no programa um curso teórico-prático, lecionado por Livio Yoshinaga. A novidade captou grande parte das atenções dos apaixonados por fotografia. O conferencista brasileiro, conhecido pelo trabalho desenvolvido com nomes de referência na medicina dentária mundial, apresentou o “Curso de Fotografia e Vídeo Digital em Medicina Dentária”, aberto a todas as classes profissionais. Na edição de 2016 não temos curso, mas há concurso. Os interessados em colocar as suas fotos a votação podem inscrever-se até 10 de outubro, em www.omd.pt/congresso/2016/fotografia.

O programa social incluiu diversas atividades para descobrir a cidade do Porto. Um cruzeiro das pontes, visitas às caves do vinho do Porto e passeios em minitrem foram algumas das propostas colocadas ao dispor dos congressistas. Já a festa oficial do congresso teve uma temática muito original: a “One night candy” animou o Ateneu Comercial, no Porto, e ficou na memória de todos.

Mais de 200 apresentações científicas e mais de 6500 participantes foram o reflexo do envolvimento dos profissionais, que se deslocou ao Europarque (Santa Maria da Feira) para ver os 42 conferencistas portugueses e 27 estrangeiros. Também a Expo-Dentária mereceu especial atenção, num ano em que os espaços disponíveis para a colocação dos stands esgotaram dois meses antes do arranque do evento. Também pela primeira vez realizou-se o “Speakers Corner”, uma área na Expo-Dentária reservada para a realização de apresentações comerciais. Estava assim instalada a corrida aos espaços da feira, demonstrando o grande interesse das empresas neste evento. Um cenário que se repetiu nos anos seguintes. Para a edição de 2016, a capacidade da Expo-Dentária esgotou a 8 de junho, ou seja, cerca de cinco meses antes do início do encontro que assinala as 25 edições dos congressos da medicina dentária.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XIX Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.