Apresentação

2007, um ano histórico nos congressos do Séc. XXI

O XVI Congresso da OMD será sempre recordado como o cenário onde se materializou uma antiga reivindicação da OMD junto do Ministério da Saúde e que representa um grande passo para o acesso da população a cuidados de saúde oral. Na edição de 2007, no Centro de Congressos de Lisboa, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, e Correia de Campos, ministro da Saúde, assinavam o protocolo que dava corpo ao cheque-dentista.

“Vivemos um momento histórico para a Medicina Dentária Portuguesa. Cumpre-nos demonstrar a todos, uma vez mais, que estaremos à altura deste desafio que nos é colocado”. Foi assim que o bastonário se dirigiu à vasta plateia que assistia à celebração do acordo entre as duas entidades. A integração de um Programa Nacional de Saúde Oral no Serviço Nacional de Saúde já tinha sido anunciada no debate do Orçamento de Estado para 2008, em que o Governo se comprometia a disponibilizar 21 milhões de euros para este projeto.

O protocolo assinado durante o Congresso da OMD instituía como primeira meta o acesso das crianças, grávidas e idosos ao programa, a ocorrer durante o primeiro trimestre de 2008. No seu discurso, o Ministro da Saúde destacava o “bom acordo e uma base para o relacionamento futuro entre a Ordem, os médicos dentistas e o Ministério da Saúde”. O responsável considerava ainda que se tratava de “uma resposta pronta e eficaz às necessidades dos cidadãos que ajuda a assegurar e incentivar a promoção da saúde oral e a prevenção das doenças orais, através de um método de acesso fácil, de livre adesão e com utilização da capacidade instalada”. “É um passo, de acordo com as nossas possibilidades, dado na direção certa”, concluía Correia de Campos, acrescentando que era expectável alargar o programa em 2009.

Um congresso de emoções

Igualmente digno de registo foi o dia em que os “medalhados” da OMD subiram ao palco da sessão solene. A mais alta distinção atribuída a médicos dentistas (ou a outros profissionais) que, pela sua ação e mérito pessoal, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da medicina dentária no país, em consonância com os princípios e ideias da OMD, apenas tinha sido entregue ao antigo Presidente da República, Jorge Sampaio.

Em 2007, foram três as personalidades distinguidas com o galardão e que criaram um dos momentos mais sentidos de todo o congresso. Maria Mercês Simões dos Santos recebeu das mãos do bastonário a Medalha de Ouro atribuída a título póstumo ao seu marido, Armando Simões dos Santos, ex-diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Fernando Martins Peres, ex-presidente do Conselho Diretivo e professor catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e João Maló de Abreu, diretor do departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram os dois reputados profissionais que também receberam o galardão.

Destaque ainda para a presença de figuras de topo da medicina dentária internacional na sessão de abertura, que foi presidida pelo Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, e contou com a presença do presidente-eleito da FDI (Federação Dentária Internacional), Roberto Vianna, que fez a sua primeira intervenção oficial.

Interatividade e preocupação social

A interatividade com os congressistas, implementada pelos fóruns, fizeram destas sessões formativas um êxito. Por exemplo, os de implantologia e de prótese fixa reuniram cerca de 900 participantes cada. Já a Sessão Clínica Plano de Tratamento monopolizou a atenção de centenas de médicos dentistas, cuja discussão de casos complexos envolveu toda a plateia. O Fórum Multidisciplinar de Controvérsias juntou no debate mais de 700 profissionais.

A Sala Filantrópica voltou a assumir-se como o local privilegiado de abertura do evento à sociedade civil. Muita animação e palhaços receberam cerca de 300 crianças, que aprenderam métodos de escovagem, boas práticas em saúde oral e em educação alimentar. A Expo-Dentária voltou a apresentar-se com nova roupagem, especialmente a zona lounge, um espaço de descontração e promoção do convívio, com música ambiente.

O balanço destas iniciativas? Os números encheram de orgulho a comissão organizadora, presidida por Marcus Veiga: 2696 congressistas, 68 conferencistas, dos quais 41 nacionais e 27 estrangeiros, 91 apresentações científicas, 6278 visitantes à Expo-Dentária e 109 expositores com 256 stands.

 

Acções do Documento