Apresentação

OMD 2000: Encontro de medicina dentária em dose tripla!

“Foi realmente uma experiência inolvidável, enriquecedora e única e pela qual todos os médicos dentistas deveriam, pelo menos um dia, passar”. Assim recordou João Braga, presidente da Comissão Organizadora do Congresso de 2000, no Livro dos 15 Anos de Congressos OMD, o ano em que “foi responsável máximo da equipa organizativa”.

A entrada no novo milénio foi inspiradora para as equipas à frente da IX edição, que introduziram uma série de inovações responsáveis por atrair um número recorde de profissionais ao Europarque, entre 23 e 25 de novembro. Entre congressistas e participantes nos cursos independentes, em 2000 ultrapassaram-se as 2000 inscrições.

O crescimento do Congresso era notório de ano para ano, mas agora com a responsabilidade acrescida de se tratar de um evento científico organizado por uma ordem profissional. Resultado de novas parcerias e do relacionamento da Ordem com outras entidades além-fronteiras, a IX edição acolheu o I Congresso de Medicina Dentária Militar e o II Congresso Luso-Brasileiro de Saúde Oral. Este último tinha apresentado a I edição no ano anterior, no Rio de Janeiro, através do protocolo celebrado entre a OMD e a Associação Brasileira de Odontologia. Mais tarde, a realização simultânea destes eventos voltaria a repetir-se!

Mas a inovação não se ficou apenas pela reunião que juntou médicos dentistas civis e militares, portugueses e brasileiros, num único encontro científico. “Apostámos fortemente na abrangência do programa científico, aumentámos o número de salas de palestras e dinamizámos a Expo-Dentária, organizando uma exposição com uma disposição que se revelou de sucesso”, recordou João Braga.

As mudanças tecnológicas deixaram igualmente a sua marca. Pela primeira vez, surgiu o cartão de pré-inscrição, que permitiu acabar com as esperas prolongadas na entrega da documentação no primeiro dia, e elaborou-se o primeiro “Guia da Expo-Dentária”. Apostou-se também numa maior eficácia na entrega de pastas e na sinalética.

E as novidades não ficaram por aqui. Sabia que é possível juntar medicina dentária e moda num único evento? Com criatividade, sim, é exequível e foi o que aconteceu no Congresso da OMD de 2000. O Europarque camuflou-se de passerelle e os manequins desfilaram várias criações desenhadas para os profissionais de medicina dentária. Já a sessão solene ficaria marcada pelo último discurso de Manuel Fontes de Carvalho, enquanto bastonário da OMD, e pela atuação da Banda da Região Militar Norte, que encerrou o momento oficial de abertura do Congresso de 2000.

Dezasseis anos depois, a expectativa é grande. Afinal, a criatividade e a inovação são já presença assídua nos Congressos OMD. O que nos reserva a comissão organizadora da XXV edição? Em breve saberemos!

 

Reveja os momentos que marcaram o IX Congresso da OMD, na página de Facebook da OMD.