Apresentação

VIII Congresso, o primeiro encontro com a chancela OMD!

Em 1999, a Ordem dos Médicos Dentistas ergueu o seu primeiro congresso. A qualidade científica, o empenho das comissões organizadora e científica, a dinâmica da feira comercial, o elevado interesse da classe e a habitual fórmula de sucesso – tudo isto se manteve! Apenas mudou o nome. A reunião da medicina dentária passou a intitular-se Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas.

No primeiro congresso da OMD, realizado de 9 a 11 de dezembro de 1999, no Europarque (Santa Maria da Feira), o lado solidário esteve em evidência. Nesse ano despoletava a crise em Timor-Leste, com as forças de oposição à independência a atacarem civis. Perante esta situação, decorreu durante o encontro dos médicos dentistas uma ação de solidariedade, em que os participantes foram convidados a deixar o seu donativo para auxiliar esta pequena nação de língua oficial portuguesa.

No VIII Congresso, a lusofonia e a proximidade com os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa) esteve em destaque. Eneas Comiche, ministro da Presidência de Moçambique, juntou-se aos convidados Vasconcelos Tavares, da FMDUL (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa), Vieira de Castro, da Comissão Parlamentar da Saúde, Alfredo Henriques, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Daniel Moura, vice-reitor da Universidade do Porto e João Silveira, presidente do CNPL (Conselho Nacional das Profissões Liberais), na sessão solene. Durante a sua intervenção, o responsável moçambicano abordou o acordo com a OMD de apoio ao ensino naquele país, bem como toda a ajuda prestada pelos médicos dentistas portugueses ao ISCTEM (Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique), que tinha iniciado a primeira licenciatura em estomatologia.

Quando recordou este evento, anos mais tarde, na edição do livro dos “15 anos de Congressos da OMD”, Fernando Guerra, presidente da comissão organizadora do VIII Congresso, explicou que o ano de “1999 foi marcante por ser a primeira vez que este encontro científico se denominaria como o Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, o que realça o empenho de toda a equipa envolvida”. “Presidir à comissão organizadora de um dos maiores eventos do género na área da saúde constituiu uma experiência extremamente gratificante. De facto, o aliciante conjunto de desafios que se colocaram nesse contexto envolveram um misto de algumas iniciativas inovadoras e a responsabilidade de manter e melhorar, se possível, os aspetos positivos de edições anteriores”, relatou.

Para o OMD 99, as equipas estabeleceram desde logo como “objetivo primordial” o aumento do número de médicos dentistas participantes face às edições anteriores. E assim foi. As salas cheias provaram o sucesso do programa científico, que conseguiu cobrir todas as áreas que envolvem a medicina dentária. Os cursos práticos de endodontia, curso prático de emergências médicas e o curso de fotografia oral deram um impulso importante ao congresso, que contou com a presença das associações estudantis.

A meta foi alcançada, com um registo superior a 1.800 participantes. Também a feira de medicina dentária acompanhou esta evolução, com dezenas de empresas distribuídas por 3.300 metros quadrados de área de exposição. Em 1999, 30 conferencistas nacionais e 14 estrangeiros abrilhantaram o evento. Este ano, estão confirmados cerca de 60 conferencistas, na sua maioria portugueses, distribuídos por fóruns sobre diferentes áreas científicas.

 

Reveja os momentos que marcaram o VIII Congresso da OMD, na página de Facebook da OMD.