Apresentação

Um presente de natal antecipado

A menos de um mês do natal de 1997, a APMD organizava a VI edição do congresso anual de medicina dentária, longe de imaginar que receberia um “presente” há muito esperado. Foi na sessão solene do evento, que decorreu de 27 a 29 de novembro, que o presidente da Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República, João Rui de Almeida, anunciou que seria aprovada na AR a lei da constituição da Ordem dos Médicos Dentistas.

Uma notícia que veio marcar o evento que já tinha razões para celebrar, pois orgulhava-se de ter o “Alto Patrocínio” de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

O júbilo perante uma meta tão importante, finalmente alcançada, após tantos esforços, foi sentido por todos os participantes no VI Congresso da APMD, cuja afluência quebrou novamente recordes. Pela “Cidade dos Eventos” – o Europarque – passaram cerca de 1.500 conferencistas, atraídos pela habitual qualidade do programa científico e pela exposição de material dentário, cujo crescimento foi notório, ao contabilizar-se mais de 130 empresas expositoras.

Cada vez mais eclético e abrangente, o programa do APMD97 contemplou cinco cursos de áreas científicas diferentes, com oradores de renome internacional: endodontia (pelos espanhóis Javier Rodriguez Vallejo e Hipólito Fabra Campos); odontopediatria (Antonio Barreiro Daviña – Espanha); reconstruções de dentes com T.E.R. (J. M. Casanellas Bassols – Espanha); ortodontia (James Jasper – EUA) e curso multimédia de endodontia (Carlos Roberto Berger – Brasil). O antigo bastonário da Ordem dos Advogados (1987-19889), Augusto Lopes Cardoso, proferiu a Oração de Sapiência na cerimónia de abertura do V Congresso.

E porque a atividade de um médico dentista não está apenas circunscrita à clínica, em 1997, era já evidente a preocupação social e cultural implícita nas ações desenvolvidas nos dias de congresso. Destaque, por exemplo, para os professores do Conservatório de Música do Porto, que formavam o grupo Ala Breve e atuaram na sessão solene. Com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, foi possível organizar duas sessões de sensibilização para as crianças do ensino básico. “Foi bonito ver mais de 500 crianças a assistir ao espetáculo que para eles montamos, a fim de lhes explicar que o médico dentista é seu amigo”, notou Manuel Fontes de Carvalho, presidente da APMD, no seu discurso. O lado cultural também não foi esquecido. Os médicos dentistas foram convidados a expor as suas fotografias e mostraram que têm veia artística.

A inovação é desde sempre uma das tónicas dos congressos APMD e OMD. Ainda se recorda da grande novidade de 1997? Nós recordamos: a instalação de um circuito interno de televisão para transmissão de entrevistas e informações úteis aos congressistas, além da habitual emissão de algumas conferências. Opções que, segundo Pedro Pires, presidente da comissão organizadora do APMD97, resumem “uma aposta séria e bem-sucedida na «prata da casa»!”.

E para este ano? Quais as inovações que as comissões do XXV Congresso estarão a preparar? Em novembro saberá! Até lá, pode aproveitar para se inscrever a um preço reduzido.

 

Galeria de imagens

Reveja os momentos que marcaram o VI Congresso da APMD, na página de Facebook da OMD.