Barómetro de Saúde Oral 2015

II Barómetro Nacional de Saúde Oral da Ordem dos Médicos Dentistas

Abrir documento do estudo completo do Barómetro da Saúde Oral 2015 (pdf)

Ler comunicado com resumo das conclusões

Como principal agente promotor e dinamizador da profissão de medicina dentária, a OMD – Ordem dos Médicos Dentistas procura dar a conhecer a todos os agentes os principais indicadores dos hábitos, acesso, perceções e motivações da população portuguesa relacionados com a oferta de cuidados de saúde dentários.

Esta é a segunda edição do Barómetro de Saúde Oral e, como tal, ao longo deste documento serão apresentadas estatísticas comparativas entre ambos.

À semelhança da edição anterior, foram realizadas 1102 entrevistas válidas em Portugal, incluindo regiões autónomas da Madeira e Açores, a indivíduos de ambos os sexos e com idade superior a 15 anos.


O Observatório da Saúde Oral é uma marca registada da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) , no qual está contido o barómetro nacional de saúde oral.

As respetivas informações, os conteúdos, as referências e os suportes são da propriedade da OMD e é proibida qualquer forma de reprodução, transferência, distribuição ou armazenamento da totalidade ou parte do conteúdo sem prévio consentimento escrito da OMD, incluindo a divulgação ou apresentação públicas em ambiente comunitário. Exclui-se a utilização para finalidades estritamente jornalísticas ou informativas, desde que acompanhadas da referência à fonte Ordem dos Médicos Dentistas.

Ficam reservados quaisquer direitos não incluídos de forma expressa no presente aviso legal.

A OMD reserva o direito à revisão das páginas e a impedir o acesso às mesmas a qualquer momento.

A OMD pode incluir hiperligações de ligação a outras páginas da rede. Antes de navegar por essas páginas deve aceitar as regras das mesmas. No entanto, o facto de existir uma hiperligação de ligação para outras páginas não pertencentes à OMD não significa que a OMD aceita as condições dessas páginas ou a informação, produtos ou serviços que ofereçam.