O apelo chegou da Cáritas Diocesana de Coimbra. O incêndio que deflagrou na tarde de 17 de junho, na zona de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, causou 64 mortos e mais de 200 feridos. A instituição continua no terreno. Tem distribuído todo o tipo de bens junto dos desalojados. As necessidades são inúmeras e de diversa ordem. Motivos que levaram a Cáritas a pedir ajuda à OMD, nomeadamente ao nível de produtos de caráter médico que estavam em falta.

A Ordem dos Médicos Dentistas respondeu prontamente, ao solicitar o apoio da Pierre Fabre, “que acolheu de bom grado o pedido de ajuda”. A empresa associou-se desta forma à Caritas de Coimbra, “contribuindo e ajudando as populações afetadas nesta tragédia, nomeadamente as crianças e jovens, com a cedência de Kits de Saúde Oral”, conforme explicou Hugo Costa, da Pierre Fabre.

Os 480 kits cedidos pela marca foram enviados pela OMD para o Centro Paroquial de Pedrógão Grande, onde a Cáritas de Coimbra esteve na semana passada com mais de 30 técnicos e cerca de 40 voluntários a prestar apoio às populações das localidades de Figueiró dos Vinhos, Góis, Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pêra.

A OMD entendeu, também, partilhar o pedido com os expositores da Expo-Dentária, no sentido de dar a conhecer às empresas do setor a lista de necessidades emergentes.

Assim que tomou conhecimento da tragédia, o bastonário da OMD manifestou total disponibilidade para prestar a ajuda necessária às populações afetadas. Orlando Monteiro da Silva comunicou ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que estavam “disponíveis profissionais com formação na área da medicina dentária forense e podemos mobilizar uma equipa”.

Vários médicos dentistas manifestaram junto da Ordem disponibilidade para colaborar no reconhecimento das vítimas. Nos locais afetados pelos incêndios esteve, em representação da instituição, uma médica dentista especializada na área forense a acompanhar a situação.

Recorde-se que no ano passado, quando a Região Autónoma da Madeira foi atingida por vários fogos, a OMD ofereceu-se igualmente para colaborar na área forense, através da identificação de dentes e próteses dentárias, bem como da comparação dos registos dentários.

A Cáritas Coimbra enviou um comunicado à OMD, em que refere que as necessidades identificadas no terreno indicam que em breve serão necessários produtos para o recheio da casa (mobílias de quarto e sala, fornos, fogões, loiça, mesas, cadeiras, micro-ondas, televisão, etc.).

Em parceria com mais de 100 empresas, associações e particulares, a instituição angariou 3416 produtos de alimentação, 644 produtos de higiene e limpeza, 5433 produtos de higiene pessoal, 85 unidades de ração para animais (domésticos e gado), 446 unidades de roupa de cama e atoalhados, 1400 caixas com vestuário, calçado e acessórios, eletrodomésticos e mobiliário, 271 utensílios de cozinha, e mais de 6000 medicamentos e produtos de enfermagem. Os donativos em numerário ultrapassam já os 900.000,00€.

O ponto de recolha mantém-se no Centro Paroquial de Pedrogão Grande – Rua Padre José Ferreira, nº 2 – 3270–126 Pedrógão Grande.