Na inauguração de dois gabinetes de medicina dentária no concelho de Valongo, Porto, a ministra da Saúde realçou o caminho já percorrido em matéria de inserção de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários e o objetivo traçado: cobrir todo o território com esta valência até 2023.

Atualmente, o projeto “Saúde Oral para Todos” abrange 91 dos 278 concelhos de Portugal continental.

Marta Temido explicou que “dos 55 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), 47 já têm respostas de saúde oral”. O Norte lidera, existindo médico dentista em 23 dos 24 agrupamentos dos centros de saúde. O programa assenta na parceria com as autarquias, que assumem a tarefa de equipar os gabinetes de saúde oral.

Para este ano, a proposta do Orçamento de Estado, entretanto aprovada na generalidade, prevê 1,8 milhões de euros para alargar estes cuidados a mais 20 municípios.

Investimento no cheque-dentista

Marta Temido garantiu ainda aos jornalistas que “os cheques-dentista são uma resposta complementar à dos cuidados primários e não vemos nenhuma inconsistência no alinhamento destas duas respostas”.

Recorde-se que o Governo anunciou no seu programa a inclusão das crianças entre os dois e os seis anos no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO).