O programa Corpo Clínico, do canal Saúde+, entrevistou o bastonário da OMD e falou com alguns estudantes de medicina dentária, que deixaram o seu testemunho sobre o programa “Saúde Oral para Todos”, os pontos positivos e negativos.

Como mais-valia apontaram a importância de integrar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde e do acesso de todos os cidadãos a estes cuidados. No entanto, é unânime que é essencial criar uma carreira, assim como melhorar vários aspetos, nomeadamente as opções no SNS e as condições de trabalho (por exemplo, disponibilização de materiais e tempos de consulta), para que o profissional possa assegurar a qualidade do serviço prestado.

Ao ouvir estes depoimentos, Orlando Monteiro da Silva reiterou a importância de integrar os médicos dentistas numa carreira e explicou que, por exemplo, o cheque-dentista reúne consenso político para o seu alargamento.

Por outro lado, afirmou que “cheque-dentista, médicos dentistas no SNS, prática privada da profissão, o nível hospitalar, a medicina do trabalho” são passiveis de serem conjugados, pois “não conflituam entre si”.

Aceda ao vídeo da entrevista.