No Dia Mundial da Saúde Oral, a 20 de março, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas comentou, numa entrevista à RTP3, o projeto-piloto do Governo para inclusão dos médicos dentistas nos centros de saúde. “Neste aspeto, sou um bocado como São Tomé. Ver para crer”, afirmou Orlando Monteiro da Silva.

“Dotar os centros de saúde, ainda que sejam poucos de início, numa experiência piloto, com cuidados de qualidade, instalações e equipamentos e assistentes dentários. Enfim, tudo o que é necessário para uma consulta de medicina dentária de qualidade será, sem dúvida, uma medida fundamental. Com médicos dentistas e que esses médicos dentistas tenham um estatuto dentro do Serviço Nacional de Saúde”, acrescentou o bastonário.

Consulte o vídeo da entrevista do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas na integra (também disponível abaixo).

Entretanto, no dia seguinte esta entrevista, segunda-feira, 21 de março, o Ministério da Saúde, representado por Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, revelou que 13 centros de saúde, em Lisboa e no Alentejo, vão implementar, até ao final deste 1.º semestre, o projeto-piloto na área da saúde oral.

“Pretendemos, ao longo destas experiências-piloto, e serão 13 nesta primeira fase, iniciar a integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, de modo a que os utentes tenham uma acessibilidade fácil a cuidados de saúde oral e possamos prestar uma resposta com qualidade”, salientou o governante.

Consulte as declarações do secretário de Estado Adjunto e da Saúde na integra (também versão pdf).

 

Entrevista do bastonário a 20 de março de 2016 à RTP3: